Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 05 de Abril de 2004 às 10:22

    Imprimir


Uma pesquisa pioneira na arqueologia brasileira resultou na identificação de 14 sítios arqueológicos subaquáticos localizados no Baixo Vale do Ribeira, em São Paulo. O pesquisador Gilson Rambelli, que apresentou seu estudo de doutorado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da USP, identificou sítios arqueológicos (sambaquis, naufrágios, fortificações e depositários) em rios e no mar das regiões de Cananéia, Ilha do Cardoso, Ilha Comprida e Ilha do Bom Abrigo, no Baixo Vale do Ribeira.

"A idéia foi levantar informações para a criação de uma política de proteção e gestão desses sítios, por meio da concretização de um inventário do patrimônio arqueológico subaquático da região", frisou.

Uma dessas possibilidades de gestão, segundo o estudioso, é a implementação do turismo de mergulho - com enfoque arqueológico - visando o desenvolvimento sustentável. "O projeto já prevê a sinalização dos sítios identificados, mas ainda não há previsão de quando isso acontecerá", conta.

Durante a elaboração do estudo, que teve apoio financeiro da Fapesp e integra o Programa Arqueológico do Baixo Vale do Ribeira, Rambelli e sua equipe puderam realizar um trabalho de conscientização com estudantes. "As palestras sobre arqueologia subaquática foram muito bem recebidas pelos jovens", concluiu.




Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/387034/visualizar/