Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 02 de Abril de 2004 às 13:06
Por: Marilu Ribeiro

    Imprimir


O governo do Estado de Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Cultura recebeu na última quarta-feira (31.03), as obras de restauro e reforma da Igreja Nossa Senhora da Guia em Várzea Grande. Esse restauro de grande relevância histórica para o município só foi possível graças a aprovação do projeto feito pelo CEC (Conselho Estadual de Cultura), por meio da Lei de Incentivo após um amplo processo de discussão e apreciação.

As obras de restauro e reforma foram executadas pela firma Construtora V. C. presidida pelo engenheiro Vicente Calábria e contou como patrocínio de R$ 30 mil da Auto Peças Souza Ltda.

HISTÓRIA - A Igreja Nossa Senhora da Guia foi construída em 1892, após 25 anos de criação do município de Várzea Grande. Neste momento, o Estado resgata um espaço que simboliza a memória, a identidade e cultura do povo várzea-grandense. A Igreja foi tombada pelo patrimônio histórico artístico e cultural por meio da portaria 09/98 e publicada no Diário Oficial de 08.06.1998.

Vale ressaltar que a criação recente do dia especial a Nossa Senhora da Guia, instituído no calendário litúrgico pela Câmara Municipal que estabeleceu a comemoração da festa da padroeira da cidade de Várzea Grande todo primeiro domingo do mês de maio. Como parte das comemorações de aniversário de 137 anos da cidade de Várzea Grande, no próximo dia 15.04, uma extensa programação foi cuidadosamente preparada para comemorar os 112 anos de fundação da Igreja Nossa Senhora da Guia, padroeira do município.

Confira a programação da festa de Nossa Senhora da Guia:

Passagem da Bandeira: do dia 12.04 até o dia 21.0

Novena: do dia 23.04 até 01.05

Solenidades:

02.05 (domingo)

06h - Alvorada (fogos e músicas marianas)

08h - Início da procissão ( saída da Igreja N. S da Guia)

09h - Missa festiva ( Conferência Nossa Senhora do Carmo)

11h30 às 16h - Apresentações Culturais




Fonte: Assessoria/Cultura-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/387182/visualizar/