Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 16 de Março de 2004 às 15:44

    Imprimir


O governo britânico proibiu hoje a doação de sangue de pessoas que receberam transfusões a partir de 1980, por temor de que a doença de Creutzfeld-Jakob (CJD), a versão humana do mal da vaca louca, possa ser transmitida dessa forma.

O ministro da Saúde, John Reid, anunciou a proibição na Câmara dos Comuns. A medida entra em vigor três meses depois da morte de um britânico por CJD, que, segundo os médicos, pode ter contraído a doença através de uma transfusão. A vítima recebeu em 1997 uma transfusão de sangue doado antes e desenvolveu o mal seis anos depois.

Embora não haja provas concludentes de que a versão humana da EEB pode ser transmitida por transfusões, o governo decidiu tomar essa medida preventiva. De acordo com Reid, as únicas pessoas que não poderão doar sangue serão as que tenham recebido transfusões depois de 1º de janeiro de 1980.

"O risco representado por este grupo de doadores é incerto, mas tomamos precauções por via das dúvidas", disse o ministro. "É geralmente aceito que antes dessa data não teria havido exposição alguma ao EEB no Reino Unido", acrescentou.

O Ministério da Saúde considera que, dos mais de 1,5 milhão de pessoas que habitualmente doam sangue na Inglaterra e em Gales, cerca de 50 mil serão afetados pela proibição. "Os perigos da escassez de sangue são evidentes. Por isso, quem puder deve continuar doando", disse Reid.

Janet Gibbs, presidente da Fundação EEB, apoiou a decisão do governo e comentou que é o único passo que se pode dar para proteger as pessoas contra a doença.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/387272/visualizar/