Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 10 de Março de 2004 às 08:51
Por: Da France Press em Bagdá

    Imprimir


Seis explosões sacudiram na manhã de hoje a região do quartel-general da coalizão liderada pelos EUA em Bagdá, disse um porta-voz militar americano.

O Exército dos EUA tenta estabelecer a origem das explosões.

"Houve seis explosões na zona do ponto de controle número 3 às 6h15 (0h15 em Brasília)", afirmou. "Estamos investigando sua origem", declarou o porta-voz, sem citar vítimas.

O ponto de controle número 3 está situado em uma avenida que liga o Hotel Bagdá a prédios da coalizão, na mesma zona atacada com foguetes no domingo (7).

O setor, batizado de "zona verde", é o mais bem vigiado da capital iraquiana, mas desde outubro é alvo de constantes ataques de foguetes e morteiros.

Baquba

Em Baquba, 60 km ao norte de Bagdá, uma explosão deixou uma pessoa ferida e causou graves danos no edifício da sede do Conselho Supremo da Revolução Islâmica no Iraque (xiita).

O ataque contra o local ocorre um dia após o aiatolá Ali al Husseini al Sistani, o mais influente clérigo da maioria muçulmana xiita, criticar a Constituição interina assinada no Iraque.

Sistani defende a promoção de eleições diretas no Iraque já em 2004. Ele não aprova a ocupação, mas também não se opõe abertamente a ela, como faz a maior parte dos clérigos xiitas, perseguidos durante o regime do sunita Saddam Hussein.




Fonte: Da Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/387347/visualizar/