Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 05 de Março de 2004 às 10:48
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) assina, nesta segunda-feira (08.03), às 9h, na sede do Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso (Hemomat) em Cuiabá, um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para viabilizar ações preventivas e curativas da saúde da mulher. O termo de cooperação técnica é um projeto piloto da Setec em parceria com a SES.

Serão realizados tratamento odontológico e exames de hemograma pelo Hemomat e de prevenção ao câncer do colo do útero, por meio do Instituto de Especialidades do Estado de Mato Grosso (IEMT), beneficiando mulheres da Associação das Empregadas Domésticas de Cuiabá e Associação de Defesa dos Direitos do Trabalho e Desenvolvimento das Mulheres dos Bairros, Regiões e Municípios de Mato Grosso. Serão beneficiadas aproximadamente 850 mulheres no total.

Na ocasião, será feito um balanço da campanha "Sou doadora de vida", promovida pelo Hemomat e pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW Cuiabá), que se iniciou no dia 1º de março. Esta é o terceiro ano consecutivo de realização da campanha, que visa incentivar a doação de sangue por mulheres, conscientizando-as sobre este ato de solidariedade.

A assinatura do termo de cooperação faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher. Segundo a secretária de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, esta foi a forma encontrada por ela de homenagear e prestigiar as mulheres do Estado. "Acredito que este é o melhor presente para estas mulheres, pois a saúde é um bem precioso e a grande maioria das que serão beneficiadas não possuem condições de realizar o tipo de tratamento que será prestado pelo Hemomat e IEMT", destacou a secretária.

A Setec será responsável de encaminhar ao Hemomat e ao IEMT a relação nominal das mulheres inscritas no programa e os institutos ficarão responsáveis por agendar as consultas e encaminhar o relatório das mulheres que foram atendidas. O Hemomat comprometeu-se a disponibilizar o consultório odontológico com dois profissionais da área para realização das consultas e procedimentos odontológicos, disponibilizar também dois técnicos de higiene dental e a atender seis associadas por dia, sendo três no período da manhã e três no da tarde.

O IEMT disponibilizará um consultório com ginecologista para consulta e coleta do exame Papanicolaou (prevenção ao câncer do colo do útero), garantir exames e referências necessários, conforme avaliação médica e a ofertar cinco vagas por dia para atender às mulheres das associações.




Fonte: Assessoria/Setec

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/387372/visualizar/