Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 30 de Novembro de -0001 às 00:00

    Imprimir


Durante a solenidade de abertura da “Semana de Mato Grosso”, na noite desta terça-feira (02.05), em Cuiabá, o governador Blairo Maggi conclamou a população mato-grossense para comemorar os 258 anos do Estado e a aproveitar a semana para conhecer mais sobre a história e os símbolos de Mato Grosso.

“Até o dia 9 de maio, a sociedade deve comemorar em verso e prosa a história desse Estado”, disse o governador. “Tenho certeza de que cem por cento das pessoas que nasceram ou que escolheram Mato Grosso para viver querem que ele seja tratado com grandeza e respeito, e, para isso, temos que valorizar e zelar pela sua história”.

O governador instituiu a “Semana de Mato Grosso” - de 2 a 9 de maio – por meio da Lei 7.467, que foi assinada durante a abertura oficial da Semana, que aconteceu na primeira capital do Estado: Vila Bela da Santíssima Trindade, na manhã desta terça-feira.

“Lá inauguramos a cobertura das ruínas da antiga Igreja Matriz, que, de acordo com o Iphan, existem apenas mais duas naquele modelo em todo o mundo: uma na Suécia e outra na Noruega. Com isso, quisemos preservar o marco da história de Mato Grosso”, contou Blairo Maggi.

Para o secretário de Estado e Cultura e presidente do Instituto Histórico e Geográdfico de Mato Grosso, João Carlos Vicente Ferreira, a instituição da Semana de Mato Grosso pelo governador Blairo Maggi tem um valor incomensurável na medida em que demonstra a preocupação do Governo com a memória e a história do Estado.

"É um governo que se preocupa com o patrimônio histórico de Mato Grosso e reforça a identidade de seu povo que, na verdade, é um amálgama étnico, um mosaico cultural de todos os Estados da Federação. A Semana de Mato Grosso é um momento de interiorizar o sentimento de orgulho de ser mato-grossense. É uma ação importante que instiga o conhecimento da história de Mato Grosso, seus heróis e seus mitos ", afirmou João Carlos.

Kit Cívico

Para iniciar a disseminação da história e dos símbolos mato-grossenses, o governador, acompanhado das secretárias de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi, de Educação, Ana Carla Muniz e outras autoridades, fez a entrega simbólica dos “Kits Cidadania” a 25 diretores de Escolas Estaduais de Cuiabá e Várzea Grande.

Cada kit foi entregue com uma bandeira do Brasil e outra de Mato Grosso, um CD e um banner com os hinos Nacional, de Mato Grosso e à Bandeira do Brasil e um gibi-cidadania.

“Durante toda a semana vamos cantar os hinos e hastear as bandeiras antes da entrada dos alunos a cada turno na escola”, disse a diretora da Escola Estadual Diva Hugueney, Fátima Rosana.

A entrega dos kits, para a secretária de Educação, é a demonstração do Governo do Estado de preservar a vida de Mato Grosso. “Estamos incentivando nossos estudantes a sentirem orgulho de suas raízes”, falou Ana Carla.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/387630/visualizar/