Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 22 de Janeiro de 2014 às 10:33
Por: Priscilla Mendes

    Imprimir


=O Sistema Único de Saúde (SUS) vai começar a ofertar vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) a partir de 10 de março deste ano para meninas de 11 a 13 anos em postos de saúde e em escolas públicas e privadas de todo país, segundo informou nesta quarta-feira (22) o Ministério da Saúde.

A vacina, que protege contra o câncer do colo de útero, estará disponível nos 36 mil postos de saúde da rede pública durante todo o ano, de acordo com o ministério. Em 2015, o público alvo será estendido a adolescentes de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, a meninas de nove anos.

Para garantir proteção completa, a imunização ocorrerá de forma estendida. A segunda dose da vacina será aplicada seis meses depois da primeira e a terceira dose, cinco anos após.

O objetivo é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos do país. Dentro dessa faixa etária, de acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a produção de anticorpos contra o HPV tem mais eficácia.

“Além disso, na grande média da população brasileira, meninas nessa idade não tiveram início da atividade sexual, que é quando essas mulheres estarão no futuro sob risco do vírus HPV. Então estamos garantindo proteção para quando essas meninas tiverem vida sexual ativa”, explicou Padilha.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/387985/visualizar/