Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 27 de Janeiro de 2014 às 11:26
Por: ISA SOUSA

    Imprimir


Obras previstas para serem entregues dentro do cronograma de 2013, os viadutos da Sefaz, na Avenida do CPA, e da MT-040, no trevo do Tijucal, ainda não tem datas definidas pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) para serem entregues. 

Localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, o Viaduto da MT-040, por exemplo, encontra-se, visivelmente, na reta final. 

De acordo com a pasta, os trabalhadores atuam na execução de detalhes finais do elevado e, diferentemente do Viaduto “Jornalista Clóvis Roberto”, o da UFMT, a obra será liberada de maneira integral. 

No caso da UFMT, a liberação do Governo do Estado, em dezembro passado, foi apenas na parte de cima do viaduto. 

Neste ano, uma readequação liberou, ainda de modo paliativo, a parte de baixo para acesso ao bairro Jardim das Américas/Shopping Três Américas. 

Bem como o da UFMT, o Viaduto da MT-040 compõe o Eixo 2 Coxipó-Centro da obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e será usado tanto para a passagem de veículos comuns quanto do metrô de superfície.

O elevado tem aproximadamente 445 metros de extensão e será constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego em geral e da via central permanente para circulação do VLT.

Sob terá uma rotatória, além de faixas de circulação, que auxiliarão na distribuição do trânsito da região.

Viaduto da Sefaz 

Obra que gerou polêmica devido a má qualidade da pavimentação, o Viaduto da Sefaz, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA) em frente à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), também deve ser inaugurada em data próxima ao da MT-040. 

Integrante do pacote de intervenções para implantação do Eixo 1 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligará Cuiabá Várzea Grande , atualmente, um pavimento mais rígido está sendo finalizado pelo Consórcio VLT.

No segundo semestre do ano passado, chamou atenção os buracos, fissuras e desgastes do pequeno trecho do viaduto, que sequer havia sido inaugurado mas, na ocasião, estava próximo do lançamento.

Edson Rodrigues/Secopa

Com 278 metros de extensão e formato de ferradura, Viaduto da Sefaz será inaugurado em breve

Segundo a Secopa, agora os trabalhos estão concentrados nos encabeçamentos da estrutura. 

Os postes de iluminação também já foram recolocados e assim que for concluído o pavimento nas cabeceiras será executada a sinalização horizontal na pista. 

Com 278 metros de extensão e formato de ferradura, a obra será usada exclusivamente como alça de retorno pelos motoristas que estiverem trafegando no sentido Centro-CPA e quiserem retornar à região central de ou ter acesso ao Centro Político Administrativo (CPA). 

O VLT passará passar por baixo. A expectativa do Governo do Estado é que o Viaduto “desafogue” o trânsito caótico dos horários de pico. 

Segundo a Secopa, trafegam por aquele trecho mais de 2,7 mil veículos por sentido nos horários de pico. A obra, de acordo com previsão, diminuiria em até cinco minutos o tempo do percurso dos motoristas.

A construção integra o pacote de 13 obras de arte para implantação do VLT na Grande Cuiabá, ao custo total de R$ 1,477 bilhão.

Arena Pantanal

Também na reta final, com cerca de 90% pronta, a Arena Pantanal tem previsão de ser entregue no final de fevereiro. 

Na semana passada, durante visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, o governador Silval Barbosa (PMDB) confirmou que o estádio vai ser entregue no dia 25 fevereiro próximo.

Silval disse que, até lá, os problemas em relação ao gramado do estádio e as cadeiras serão solucionados, em tempo, para a Arena receber os jogos-teste da Copa do Mundo de 2014. Mais de 90% do estádio já estão concluídos, segundo ele. 

“Por receber o maior evento do mundo, [a Arena] é prioridade número 1. E a nossa gestão esta focada, pressionando o cumprimento de todos os contratos realizados no estádio”, disse o governador.





Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/388361/visualizar/