Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 31 de Janeiro de 2014 às 10:16

    Imprimir


Creche com capacidade de atender 244 crianças foi inaugurada hoje (30) pelo prefeito de Cuiabá Mauro Mendes. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ady de Figueiredo Mattos fica no bairro Pedra 90, que tem maior demanda de atendimento na Capital. Do total, 100 vagas são para crianças de 4 e 5 anos e 144 de 0 a 3 anos. A obra custou R$ 600 mil, com recursos do MEC e da prefeitura. “A construção é uma forma de melhorar a educação das crianças”, comemora o prefeito.

O déficit de atendimento em Cuiabá é de três mil vagas para crianças de 4 a 5 anos e de 16 mil de 0 a 3 anos. Diante disso, no primeiro caso, a expectativa é de sanar o problema até 2016 e no segundo até 2023. Para tanto, o secretário de Educação Gilberto Figueiredo conta que todo mês a prefeitura deve inaugurar um Centro, até completar as 30 creches previstas no planejamento do Executivo.

As próximas construções a ficarem prontas são no bairro Passaredo, em fevereiro, e no Areão, em março. “Com essas demandas a prefeitura vai realizar concurso para contratar novos professores técnicos de desenvolvimento infantil”, revela.

Outro dado  informado pelo secretário é de que somente 25% das crianças são atendidas no município hoje. A rede municipal de ensino conta com 51 creches, três CMEIs e 92 escolas, com atendimento a quase 50 mil alunos. São 16,6 mil crianças atendidas na educação infantil, sendo 6,1 mil matriculadas nas creches (0 a 3 anos) e as demais na pré-escola (4 e 5 anos).

Construído em um terreno de 5,7 mil metros quadrados, o CMEI, do Pedra 90, possui área total de 1,2 mil metros quadrados, divididos em berçário, salas, cozinha, lactário, sala de leitura e informática, refeitório, anfiteatro, playground, além da área administrativa e demais espaços.

A inauguração contou com poucos políticos presentes. Entre aqueles que comparecerem estavam os vereadores cuiabanos Haroldo Kuzai (Solidariedade), Mário Nadaf (PDT) e Adilson Levante (PSB), além do deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) e do desembargador Rubens de Oliveira, que discursou. “Se nós não nos preocuparmos com a educação, não teremos uma sociedade justa”, disse o magistrado.

O nome do CMEI é uma homenagem à professora cuiabana Ady Figueiredo Mattos. Nascida em 06 de abril de 1917, ela atuou em vários setores da educação e assistência social, inclusive como voluntária na Apae. Dona Ady faleceu aos 95 anos de idade.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/388675/visualizar/