Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 05 de Fevereiro de 2014 às 22:41

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove o 2º ciclo de capacitação em atendimento pré-hospitalar nesta quinta e sexta-feira (6 e 7.02). O evento é voltado para médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores de ambulâncias do Samu 192. A capacitação acontece em período integral na Escola de Saúde Pública.

Vão participar 61 profissionais, sendo 18 médicos, sete condutores-socorristas, 12 técnicos em enfermagem do Samu, 13 instrutores, oito “manequins Vivos” (acadêmicos de enfermagem) e quatro militares da Marinha do Brasil.

Nesta etapa, os quatro participantes da Marinha têm o compromisso de serem “multiplicadores” dentro da sua instituição. A ação é integrada à Copa do Mundo FIFA 2014, quando o turismo vai estar em alta, principalmente em se tratando de lazer náutico, tanto no Lago do Manso, como no Sesc Pantanal. Estima-se que o público esperado nestes locais, durante os 31 dias do Mundial, deva quadruplicar. Com isso, o risco de acidentes e afogamentos aumenta consideravelmente.

O Diretor geral do Samu, João Tatsuro Katsuyama Júnior, ressalta o sucesso do primeiro curso, realizado entre 20 e 21 de dezembro. Ele explica que a capacitação vai contar com aulas teóricas e práticas.

Os temas abordados vão desde cinemática do trauma, noções gerais sobre Samu 192, além de Avaliação Primária, Extricação Rápida (imobilização do paciente), retirada de capacetes, utilização do KED (Kendrick Extrication Device), vias aéreas (básico e avançado), estações práticas de imobilização na prancha e rolamentos, OVACE (Obstrução de Vias Áreas por Corpo Estranho), PCR (Parada Cardiorrespiratória), Reanimação Cardiorrespiratória, e Situações Especiais (Gestante/Idosos/Crianças).





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/389086/visualizar/