Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 11 de Fevereiro de 2014 às 07:26
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


Governador Silval Barbosa espera conseguir uma reunião com a cúpula nacional do PMDB nesta semana
Governador Silval Barbosa espera conseguir uma reunião com a cúpula nacional do PMDB nesta semana

O governador Silval Barbosa (PMDB) já teria antecipado a seu secretariado que pretende mesmo ser candidato ao Senado na eleição deste ano. A decisão só precisaria de um aval da cúpula nacional do PMDB. 

Oficialmente, todavia, o peemedebista vem afirmando o desejo de terminar o mandato. Ao menos foi o que disse durante a inauguração do viaduto Jamil Nadaf, na manhã de ontem (10). 

Aos secretários, a intenção teria sido informada na semana passada, durante a primeira reunião ampliada de 2014. Na ocasião, Silval teria dito, no entanto, esperar apoio irrestrito da legenda ao seu projeto. 

A candidatura também atenderia a um pedido da presidente Dilma Rousseff (PT), com o governador esteve na semana passada. Hoje, durante a visita da petista a Lucas do Rio Verde, o assunto deve voltar à tona. 

Junto ao PMDB, a articulação também deve ganhar mais força nesta semana, quando Silval deve se reunir com a cúpula nacional. 

Foi cogitado que o governador fizesse o anúncio sobre sua decisão ainda nesta semana. Ele, no entanto, reafirma que somente em março dará seu posicionamento. 

Conforme o peemedebista, a decisão ainda depende de um conjunto de fatores, entre eles, a conjuntura política do grupo que faz parte de sua base aliada. Silval pondera ser necessário ouvir todos os partidos antes. 

Para o analista político Louremberg Alves, o governador deve levar em conta fatos históricos da política de Mato Grosso, antes de tomar uma decisão. Isso porque apenas Blairo Maggi (PR) deixou o comando do Paiaguás e conseguiu ser eleito senador no pleito seguinte. 

Louremberg lembra que três ex-governadores foram rejeitados nas urnas quando concorreram ao Senado. Ainda na década de 1950, Arnaldo Estevão de Figueiredo (já falecido) deixou o governo para ser candidato. Mesmo com boa popularidade, principalmente na região Sul do Estado, perdeu e viu Silvio Curso ser eleito em seu lugar. 

Em 1978, foi José Garcia Neto (já falecido) quem deixou o governo na tentativa de uma cadeira no Senado. Também não obteve êxito naquele pleito, nem no seguinte, em 1982. 

Em 2002, foi a vez de Dante de Oliveira (já falecido). Naquele ano, havia duas vagas para a disputa e, segundo Louremberg, entre janeiro e fevereiro o sucesso dele nas urnas era dado como certo. 

Para o analista, uma sucessão de erros, entre eles o de centralizar a campanha em Cuiabá, tirou a vitória do homem das “Diretas Já”. 

OBRAS - Na tentativa de melhorar sua imagem e reverter parte da avaliação negativa que tem recebido, Silval Barbosa pretende lançar pelo menos uma obra por semana até março. 

Nesta semana, ele já inaugurou o Viaduto Jamil Broutos Nadaf (Sefaz). Amanhã (12) deve abrir a passagem da parte superior do viaduto da MT-040. 

Na próxima semana, o peemedebista ainda viaja para a região Norte do Estado, onde inaugura obras do programa MT Integrado. 

A última semana do mês deve ser marcada pela inauguração da Arena Pantanal, principal obra para Copa do Mundo. 






Fonte: Do Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/389438/visualizar/