Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Abril de 2014 às 09:05
Por: GUSTAVO NASCIMENTO

    Imprimir


Receita de multas trabalhistas irá financiar pesquisa contra acidentes de trabalho em Mato Grosso. O estudo pretende averiguar as condições do setor da construção civil no estado, que há vários anos é um dos campeões em mortes por acidentes de trabalho. A pesquisa contará com estudantes de três universidades de Mato Grosso que receberão apoio direto do Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso. Segundo a procuradora-chefe do MPT, Marcela Monteiro Dória, o MPT vai destinar recursos oriundos das multas para a pesquisa. “O objetivo destas multas é beneficiar a sociedade. Com este estudo teremos um ganho direto com a prevenção de acidentes”. 

A equipe responsável pela pesquisa que avaliará as condições de trabalho no setor de construção civil e pesada do estado. Segundo Ageo Mário Cândido, coordenador do projeto, professor doutor do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT, a demanda surgiu da dificuldade de se levantar os dados e das fragilidades do setor. “Nós vamos analisar riscos físicos, químicos, biológicos, em acidentes na construção civil e pesada. Também vamos ver outros riscos e distúrbios que possam ter a causa diretamente relacionada com as condições de trabalho”. 

Conforme o Ministério da Previdência Social, apenas em 2012, por volta de 7,9 mil pessoas sofreram algum tipo de acidente no setor da construção civil no estado. 

Para o professor estes dados são subnotificados, pois os instrumentos de análise não conseguem notificar todos os acidentes ou causas relacionadas. “A pesquisa aprofundará a realidade do trabalho na construção civil em Mato Grosso, a defesa dos direitos dos trabalhadores do setor no estado”. 





Fonte: Do Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/393443/visualizar/