Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Abril de 2014 às 16:25

    Imprimir


O grupo executivo do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal apresentou na última sexta-feira (11), em Barra do Bugres, o projeto das biofossas, uma alternativa para o tratamento de água e esgoto e uma opção para substituir as fossas comuns que contaminam o lençol freático.

Um projeto encaminhado pelo grupo executivo do pacto ao HSBC beneficiará os 25 municípios da área de abrangência das cabeceiras do Pantanal, que serão contemplados com recursos para a instalação de 40 biofossas.

Segundo o consultor ambiental e coordenador do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sepotuba, Décio Eloi Siebert, o projeto das biofossas foi idealizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), será patrocinado pelo HSBC e executado pelo WWF em parceria com o Instituto Pantanal-Amazônia de Conservação (Ipac) e prefeituras.

O pacto é voltado às ações de preservação e conservação de nascentes do Pantanal.

A biofossa é um processo que utiliza bactérias biodigestoras e depois de um processo triplo. A água pode ser utilizada para jardinagem, lavagem de calçadas, irrigação, entre outros, menos para o consumo humano. “A instalação de biofossas é uma alternativa tecnicamente viável, de eficiência comprovada, de baixo custo de implantação e pode ser instalada em qualquer lugar”, explica Siebert. “A Embrapa promoverá capacitações para os técnicos dos municípios com o objetivo de prepará-los para a difusão desta técnica na região”, acrescenta.

Da Prefeitura de Barra do Bugres participaram da reunião secretários municipais, bióloga e técnicos do meio ambiente.





Fonte: Assecom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/393476/visualizar/