Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Abril de 2014 às 16:54

    Imprimir


O Conselho de Desenvolvimento do Norte do Mato Grosso (Codenorte) apresentou o projeto Pró-Valores para diretores, coordenadores e pedagogos de escolas municipais de Sinop. A reunião, que aconteceu na terça-feira (15), mostrou os ideais da iniciativa e ações que as escolas podem trabalhar para resgatar os valores da sociedade. Materiais e ideias foram demonstrados aos participantes para avaliarem as possibilidades de aplicar no ambiente escolar.

O planejamento das ações – que será lançado oficialmente às entidades que representam a sociedade organizada no dia 7 de maio - propôs que a primeira atividade prática a ser desenvolvida seja o projeto Gentileza Gera Gentileza. O objetivo é, segundo o presidente do Codenorte, Guilherme Bustamante, “que novas etapas sejam lançadas a cada período, para que boas atitudes virem rotina e não caiam no esquecimento”.

O juiz e presidente do Fórum de Sinop, João Manuel Guerra, também é um dos colaboradores do projeto. O magistrado, durante o encontro, ressaltou que a violência e a insegurança alcançaram patamares insustentáveis. “É muito mais fácil construir o caráter de uma criança do que mudar o do adulto” declarou ele, que além do apoio à ação, é fundador do Projeto Ebenézer, que trata da ressocialização de adultos.

A secretária municipal de Educação, Gisele Oliveira, disse que o diferencial é o envolvimento com a família. “Essa é uma atitude necessária para esse momento em que a valorização da humanização tem sido deixada de lado”.

Durante a apresentação, um case de sucesso foi mostrado: o do Colégio Regina Pacis, que há oito meses adota estratégias de gentileza. Segundo a coordenadora do colégio, Maria Jandira Bustamante, uma dessas atividades de sucesso é o “Boneco Gentileza”. A cada dia, um aluno leva o boneco para casa e, no retorno à aula, conta gentilezas praticadas em casa por ele e pais. “São ações como esta que repercutem no caráter da criança. É maravilhoso ver os pais nos contando como os filhos mudaram suas atitudes em casa” conta a coordenadora que também trabalha com ações para o incentivo a gestos afetivos com os pais.

Para Cristiane Oliveira, executiva do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado do Mato Grosso (Sindusmad) - um dos parceiros da Codenorte, “o projeto propõe que crianças vejam a vida com mais amor e pratiquem gentileza. Compartilhando essa atitude poderemos motivar nossa sociedade”. A executiva fez a apresentação do projeto aos diretores e coordenadores.

Um dos pontos fortes do Pró-Valores é a criação dos padrinhos de bairro. A sugestão é que sejam cinco casais em cada bairro que prestarão auxílio às famílias com visitas, encontros e aconselhamento. A equipe terá o apoio das instituições e escolas para medidas necessárias. “Os padrinhos são essencialmente amigos das famílias. Por exemplo, serão responsáveis por incentivar pais que tenham problemas com alcoolismo ou drogas a buscarem ajuda”, menciona o presidente do Codenorte.

Há dois anos os parceiros do Codenorte trabalham com pesquisas para a estruturação do projeto Pró-Valores. A divulgação do trabalho foi feita para os dirigentes das escolas, mas é uma ação aberta a todas as entidades. “O projeto não pode ser feito sozinho, temos a necessidade de pessoas comprometidas e que compreendam a importância do trabalho, para que ele possa caminhar à frente e alcance resultados”.





Fonte: Só Notícias com assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/393614/visualizar/