Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Abril de 2014 às 08:23

    Imprimir


As equipes da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde realizarão diversas atividades junto à população, entre os dias 23 e 30 de abril, em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão, comemorado em 26 de abril. Estarão à disposição serviços para diagnóstico e tratamento da hipertensão arterial.

Atualmente, Cuiabá possui 47.160 pacientes cadastrados com a doença. Nos Centros de Saúde e nos Postos de Saúde da Família serão realizadas ações como ginástica, aferição de pressão arterial, palestras sobre alimentação saudável, mesas redondas, verificação de glicemia capilar, entre outras atividades.

Moradores do Distrito de Aguaçú, localizado a 25 quilômetros de Cuiabá, por exemplo, receberão no dia 24 de abril uma atenção especial no posto do PSF localizado na comunidade. O evento está sendo preparado pela equipe da Coordenadoria de Saúde Rural da Secretaria Municipal de Saúde e terá início às 7h30.

A comunidade do Rio dos Peixes, também ligada à Coordenadoria de Saúde Rural, realizará, no dia 23, um evento para gestantes e, no dia 30, em conjunto com alunos do curso de Enfermagem do Instituto Cuiabá de Educação e Cultura (Icec), será feita uma avaliação nutricional e Escore de Framingham (risco cardíaco), a partir das 8 horas.

Outras unidades também realizarão atividades no dia 23 de abril, como os PSF Dr. Fábio I e II, Jardim União, Jardim Florianópolis e Renascer.

No dia 24, o Centro de Saúde Cidade Verde fará uma mesa redonda com a médica, enfermeiras, agentes comunitários de saúde para idosos com o tema hipertensão e diabetes, além da verificação de pressão arterial e glicemia capilar.

No PSF Santa Amália, a equipe de saúde estará na praça do bairro entre os dias 22 e 25 de abril verificando pressão arterial e realizando palestras sobre alimentação saudável, tanto de manhã quanto a tarde.

A Clínica da Família fará um encontro do grupo de hipertensos no dia 30 de abril, para demonstrar como é possível cozinhar sem sal, utilizando outros temperos para dar sabor aos alimentos de forma saudável. O evento acontecerá no período da tarde. No mesmo dia, o PSF do distrito de Nossa Senhora da Guia também realizará atividades pela manhã.

HIPERTENSÃO

Segundo informações da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada em 2010, o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%). Em Cuiabá, cerca de 8% dos indivíduos entre 18 e 24 anos de idade, e 50% na faixa etária de 55 anos ou mais possuem diagnóstico de hipertensão.





Fonte: Do Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/393795/visualizar/