Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 23 de Abril de 2014 às 18:31

    Imprimir


Cerca de 24 municípios mato-grossenses já foram reconhecidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil como cidades que se encontram em situação de emergência ou estado de calamidade, por causa das fortes chuvas ocorridas nos últimos meses.

Com apoio da equipe técnica do deputado federal Valtenir Pereira (PROS), os municípios montaram os processos de emergência. As ações serão direcionadas para atender as demandas de restabelecimento de cenários, reconstrução de pontes e bueiros.

De acordo com a assessoria de projetos do deputado ainda restam vários municípios para ter a situação reconhecida como emergência. Os processos dessas cidades estão em análise no Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

"Neste momento existem aproximadamente 21 municípios com situações de emergência sendo analisadas pelo Cenad”, explicou a assessoria.

Já o deputado, esclareceu que o trabalho de sua equipe vai continuar, enquanto houver demanda dos municípios. "Com o acompanhamento de nossa equipe técnica, os municípios conseguem montar o processo de acordo com as exigências da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, agilizando a análise e diminuindo a incidência de retrabalho. Faço questão de acompanhar pessoalmente a tramitação dos processos em Brasília. Toda semana eu visito os órgãos técnicos da Defesa Civil, afinal a situação de emergência aflige toda a população, inclusive a menos favorecida. É preciso acelerar os processos de análise e liberação dos recursos, sob pena de prejudicar os mais humildes", disse Valtenir.

As cidades que já foram reconhecidas pela Defesa Nacional com situação de emergência, são: Alta Araguaia, Arenápolis, Barra do Bugres, Carlinda, Claúdia, Colniza, Confresa, Ipiranga do Norte, Itaúba, Matupá, Mirassol D'Oeste, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Maringá, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Pontal do Araguaia, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São José do Rio Claro, São José dos Quatro Marcos, Sorriso e Terra Nova do Norte.

Reunião com Ministro

Cerca de trinta prefeitos de municípios mato-grossenses participaram no dia 20 de março em Brasília de uma reunião organizada pelo deputado federal Valtenir Pereira (PROS) com o Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e diretores da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O objetivo do encontro foi pedir ao Ministro prioridade na análise dos processos de decretação de emergência e os planos de trabalho, visando a rápida liberação de recursos federais para mitigar as dificuldades vividas pelos municípios, que enfrentam problemas ocasionados pelas fortes chuvas que caíram em Mato Grosso neste início de ano.

No encontro ficou decidido que cada cidade montará o seu próprio processo para que seja analisado e viabilizado os recursos de acordo com as peculiaridades e demandas próprias do município.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/393830/visualizar/