Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 23 de Abril de 2014 às 22:32

    Imprimir


Os produtores de Mato Grosso querem que a compra das vacinas para imunização do rebanho bovino contra a febre aftosa seja antecipada para o dia 30 de abril. O pedido de antecipação, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), foi encaminhado nesta quarta-feira (23) para o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) e para o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Durante o mês de maio os pecuaristas devem imunizar o rebanho com idades de até 24 meses, somando cerca de 12 milhões de animais.

O conselheiro do Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa), Antônio Carlos Carvalho de Sousa, explica que a antecipação visa um maior aproveitamento do período de campanha contra a febre aftosa. Segundo ele, o feriado de 1º de maio inviabilizaria a imunização do rebanho em quase uma semana. “Os produtores querem aproveitar esse feriado para já começar a aplicar as vacinas”.

Ao Agrodebate, a presidente do Indea, Maria Auxiliadora, disse que ainda não teve acesso ao documento de solicitação, mas avisa que tem prioridade para atender a reivindicação da classe. De acordo com ela, a resposta poderá ser divulgada ainda nesta quinta-feira (24).

Distribuição - O Fesa-MT deverá doar 70 mil doses de vacina contra a Febre Aftosa para as entidades bolivianas utilizarem nos municípios que fazem parte da faixa de fronteira entre a Bolívia e o Mato Grosso, sendo 20 mil doses para a região de San Inácio e 50 mil doses para a região de San Matias.

Neste ano, cerca de R$ 600 mil foram investidos na manutenção da fiscalização em postos fiscais e barreiras sanitárias da fronteira Brasil/Bolívia. Para as ações do Indea-MT, foram aplicados R$ 958 mil incluindo o treinamento de médicos veterinários recém-empossados, divulgação da campanha de vacinação, custeio de aeronave para sobrevoo da Fronteira e reparos nos veículos que serão utilizados na campanha.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/393845/visualizar/