Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 16 de Maio de 2014 às 22:08

    Imprimir


A situação dos direitos humanos sofreu uma "deterioração alarmante" no leste da Ucrânia, cenário de uma insurreição armada pró-Moscou, e na Crimeia, território anexado pela Rússia, onde os tártaros sofrem "perseguição", denuncia um relatório da ONU.

A Rússia reagiu imediatamente e criticou 'a falta total de objetividade' do relatório.

O documento cita "numerosos exemplos específicos de assassinatos, torturas, agressões, sequestros, atos intimidatórios seletivos e alguns casos de assédio sexual, em sua maioria cometidos por grupos antigovernamentais bem organizados e armados no leste do país".

A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direito Humanos, Navi Pillay, pede às pessoas com influência sobre os grupos armados no leste da Ucrânia que "façam o o possível para conter estes homens que parecem determinados a desmembrar o país".

O relatório, que cobre o período de 2 de abril a 6 de maio, denuncia ainda as "perseguições" aos tártaros da Crimeia, uma minoria muçulmana da península ucraniana incorporada em março pela Rússia.

Entenda a crise na Ucrânia

Os tártaros enfrentam vários problemas como "a liberdade de movimento, casos de violência física, restrições impostas aos meios de comunicação, medo de perseguição religiosa para os muçulmanos praticantes e a ameaça do procurador da Crimeia (...) de acabar com o Parlamento dos tártaros da Crimeia", ressalta o texto.

"Mais de 7.200 pessoas naturais da Crimeia - em sua maioria tártaros - se converteram em deslocados internos em outras partes da Ucrânia", destaca o relatório.

Mas para o governo russo, o relatório da ONU é tendencioso.

"Sua falta total de objetividade, suas contradições óbvias e o uso de dois pesos e duas medidas não deixam dúvidas que os autores cumpriram um pedido político para inocentar as autoridades autoproclamadas de Kiev", afirmou o porta-voz da diplomacia russa, Alexander Lukachevich.





Fonte: Da France Presse

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/395192/visualizar/