Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 22 de Julho de 2014 às 07:14

    Imprimir


O candidato ao governo pela coligação “Mobilizar e Humanizar”, jornalista José Marcondes (PHS), mais conhecido como Muvuca, afirmou que candidato rival Pedro Taques (PDT) passou de “rei da moralidade” para “rei da fraude”. Isso após a Justiça Eleitoral determinar busca e apreensão de material de campanha de Taques com resultados da pesquisa Vox Populi divulgada no último sábado encomendada pelo jornal Diário de Cuiabá.

“O senhor Pedro Taques está deixando de aparecer na coluna política para figurar nas páginas de fraudes. É fraude em ata, fraude em pesquisa e, se brincar, até fraude eleitoral. O Pedro Taques está subestimando a inteligência do povo. Ele passou de rei da moralidade para rei a fraude”, asseverou o candidato do PHS, em entrevista ao Olhar Direto.

Para o jornalista José Marcondes, pesa o fato de Pedro Taques possuir um forte discurso de combate a corrupção e de moralização da política. Contudo, ele pontua como positiva a ação da Justiça Eleitoral pelo fato de ela ter agido de maneira imparcial para garantir a transparência do processo eleitoral.

José Marcondes cultiva um rivalidade de longa data contra Taques, ao qual costuma acusar de falso moralismo. Depois de muito criticar pedetista e fazer uma série de acusações sem provas concretas, acabou processado e agora precisa ficar a uma distância de 200 metros do senador, conforme decisão judicial.

Na última semana tentou um acordo com Pedro Taques. Propôs-se a fazer uma retratação pública caso o senador quebrasse o sigilo bancário de sua esposa, condição que foi prontamente negada e a ordem de restrição mantida.

A pesquisa eleitoral supostamente fraudada foi contratada pelo jornal Diário de Cuiabá junto ao instituto Vox Populi, e foi divulgada no sábado (19). A juíza Ana Cristina Silva Mendes determinou uma investigação sobre o levantamento, a suspensão da divulgação dos números em veículos de comunicação e a busca e apreensão do material publicitário do candidato Pedro Taques com alusão a pesquisa.

De acordo com os advogados da coligação “Viva Mato Grosso”, liderada pelo deputado José Riva (PSD), e da coligação “Amor a Nossa Gente”, encabeçada por Lúdio Cabral (PT), o instituto Vox Populi não respeitou os critérios de proporcionalidade estabelecidos por lei: Embora tenha 18% do eleitorado, Cuiabá teve 40% dos 1.000 entrevistados na pesquisas. Já a região Noroteste, conhecida com Vale do Arinos, teve apenas 1,3% dos entrevistados, mesmo contando com 7,5% dos eleitores.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/399320/visualizar/