Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 22 de Julho de 2014 às 11:29

    Imprimir


Escolher o plano de telefonia ideal é uma tarefa bastante complicada se você levar em conta todas as opções disponíveis no mercado. Uma solução para aqueles que têm o costume de fazer ligações sempre para os mesmos contatos pode estar na assinatura de um pacote familiar. A economia pode chegar aos 30% no final do mês, de acordo com as operadoras.

O R7 consultou as opções familiares das quatro principais empresas de telefonia do País e além dos 30% de economia em relação a outro serviço similar, informado pela Claro, são garantidas vantagens como torpedos ilimitados para qualquer operadora, créditos para usar como quiser e até mesmo um smartphone grátis na adesão de um dos planos.

As alternativas atendem consumidores de todos os tipos de famílias. Das grandes, com número máximo de seis membros, até as menores, constituídas por apenas duas pessoas. O preço dos planos sugeridos variam de R$ 29,90 (Tim) a R$ 349,90 (Claro). Vivo e Oi cobram valores adicionais de acordo com o número de integrantes do pacote.

Para Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste, o primeiro passo para escolher um plano telefônico é conhecer exatamente qual é o seu perfil de usuário. Segundo ela, a grande quantidade de queixas realizadas por clientes desse tipo de serviço pode ser atribuída a uma escolha que não atende às expectativas do cliente.

— O consumidor insatisfeito deve primeiro aceitar o tipo de escolha que ele fez e identificar adequadamente seu perfil. A partir daí, vai ter condição de ligar para a operadora e optar pelo plano mais adequado.

Dolci indica que as novas regras da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) podem ajudar os indecisos com a obrigatoriedade que as empresas agora têm de disponibilizar os contratos pela internet. A coordenadora diz ainda que o usuário que não sabe qual serviço escolher deve começar por um pacote mais básico antes de partir para uma opção mais abrangente.

— Todas as operadoras oferecem planos diferenciados (...) Mudar de uma companhia para outra muitas vezes não vai resolver.

DDD

Segundo pesquisa divulgada pela Proteste, os lucros podem ser ainda mais evidentes quando se trata de um usuário que realiza grande quantidade de ligações interurbanas. O levantamento coletou informações de diversos planos de telefonia oferecidos pelas operadoras e concluiu que o alívio no bolso do consumidor pode chegar aos 83% para aqueles que substituírem o horário da ligação para o super-reduzido, compreendido entre 1h e 5h da manhã.

A coleta de dados do estudo levou em conta quatro períodos do dia nos quais as chamadas são efetuadas, identificados como normal, diferenciado, reduzido e super-reduzido. Não foi informada qual combinação registrou a maior diferença no preço.

O levantamento realizado pela instituição pode ser acessado em um simulador na internet. O serviço permite que o usuário calcule qual é o melhor plano para realizar ligações interurbanas de acordo com o perfil indicado.





Fonte: R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/399344/visualizar/