Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 22 de Julho de 2014 às 18:24

    Imprimir


Com o término da colheita de maçã fuji no Sul do Brasil, os produtores têm se concentrado nas podas de inverno. No final de junho, a maior parte dos pomares da região já estava em dormência, segundo colaboradores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Contudo, a quantidade significativa de chuvas no Sul no final de junho afetou a realização das podas, que estão atrasadas. Mesmo assim, produtores afirmam que o calendário da safra não deve ser prejudicado, visto que a previsão inicial é de que a quebra de dormência dos pomares, que normalmente ocorre no final de agosto, seja realizada somente no início de setembro.

A intenção de produtores é fazer com que os pomares acumulem mais horas de frio. O motivo é a previsão de inverno menos rigoroso neste ano – vale lembrar que, no ano passado, as temperaturas no Sul do país foram amenas em junho e caíram bastante em julho, auxiliando para a brotação uniforme.

Exportações de maçã caem 47% em 2014

A balança comercial de maçã já é negativa em 2014, assim como no ano passado, quando o volume gasto com as importações esteve 52% acima da receita obtida com as exportações.

As exportações brasileiras de maçã, que devem finalizar efetivamente em julho, têm registrado um volume menor neste ano, em relação ao ano passado. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), de janeiro a junho foram enviadas 44 mil toneladas da fruta para o mercado externo, um recuo de 47% frente ao mesmo período de 2013. A receita obtida com os envios na parcial deste ano foi de US$ 31 milhões, valor 48% menor na mesma comparação.

Enquanto as exportações seguem desaquecidas, as importações de maçã estão a todo vapor. No primeiro semestre, foram compradas 44 mil toneladas, volume recorde para este período, desde 1998. O gasto com as importações foi de US$ 43 milhões, valor que já supera o adquirido pelas exportações em 37%.





Fonte: Canal Rural

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/399367/visualizar/