Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Julho de 2014 às 07:52

    Imprimir


Mais um canteiro de obras em Mato Grosso terá a relação entre trabalhadores e patrões pautada pelo Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção, fruto de uma discussão entre o governo federal, empresas e entidades sindicais. A proposta visa aprimorar as práticas de trabalho, segurança e qualificação de pessoal, além de instituir a figura de “representante sindical” na obra.

O acordo foi aderido pela Prime Incorporações/MRV, no canteiro de construção do conjunto residencial Parque Chapada do Horizonte, em Várzea Grande, beneficiando pouco mais de 200 trabalhadores. Na solenidade de adesão estiveram presentes o governador Silval Barbosa e os ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

“O principal eixo do compromisso é o cuidado com a segurança, a capacitação do trabalhador e a resolução dos conflitos imediatamente dentro da obra”, destacou Carvalho. Durante a Copa do Mundo, ocorreram 13 vítimas fatais nos canteiros de obras de construção dos estádios e de mobilidade urbana, como em São Paulo, Manaus e em Cuiabá. Neste último caso, um operário morreu após receber uma descarga elétrica enquanto trabalhava em um dos setores da Arena Pantanal.

Para Barbosa, a proposta tende a valorizar o trabalhador e a melhorar o ambiente de trabalho. “O trabalhador ao vir para o canteiro de obras, sendo daqui ou fora do Estado, ele tem a garantia de alimentação, saúde, de carteira assinada e de espaço onde morar. E tudo isso é valorizar o trabalhador”, comentou.

Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores (SINTRAICCCM), Joaquim Santana, entende que o pacto fortalece a presença das entidades sindicais no canteiro de obras. “E isso é essencial para que esta melhoria das condições de trabalho realmente ocorra”.

É o que espera o pedreiro João Simão de Souza, 66 anos, um dos representantes da Comissão Sindical da obra. “Em 35 anos de profissão nunca houve algo parecido. Eu acredito que esse compromisso vem trazer melhorias para todos”, comentou.

Conforme o diretor de Relações Institucionais da construtora, Sérgio Lavarini, a comissão sindical costuma resolver 90% dos problemas corriqueiros nos canteiros de obra. Esta á 21ª obra que a MRV implanta o Compromisso Nacional.

O acordo também foi aderido pela construtora Mendes Júnior à época em que empregava mais de 1.500 operários na construção da Arena Pantanal. No Estado, são aproximadamente 60 mil profissionais atuando no ramo da construção civil.





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/399395/visualizar/