Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 25 de Julho de 2014 às 11:11

    Imprimir


Está marcada para hoje a concorrência pública do tipo menor preço para escolha da empresa de engenharia que fará a execução dos serviços de contenção do morro que fica ao lado do Viaduto do Despraiado, na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. O processo ocorre após oito meses do deslizamento de terra da encosta, o que resultou na desapropriação de 10 imóveis.

O Viaduto do Despraiado é uma das principais obras de mobilidade urbana construídas para a Copa do Mundo. De acordo com assessoria da Secretaria Extraordinária para a Copa (Secopa), a concorrência ocorre a partir das 9 horas, na sede do próprio órgão. Em edital publicado no Diário Oficial (DO), no dia 20 de junho passado, a Secopa informou que a empresa vencedora será responsável pelo retaludamento do morro.

Na manhã do dia 12 de novembro do ano passado, parte do morro desmoronou durante uma forte chuva que atingiu a Grande Cuiabá. À época, nove famílias foram orientadas pela Defesa Civil da capital a deixarem suas casas por estarem muito próximas à área afetada. Entretanto, mais uma residência foi incluída na lista dos imóveis desapropriados pela Secopa.

As casas afetadas estão localizadas na Rua Xavantes com a Avenida Miguel Sutil, no Bairro Santa Helena. O problema teve início quando a empresa contratada pelo órgão estadual realizou um corte na encosta do morro para alargamento da pista da Miguel Sutil para adequação da via e construção do viaduto.

Porém, mesmo após a conclusão do viaduto e sua inauguração pelo governador Silval Barbosa, nenhuma medida de mitigação dos danos foi realizada, exceto a retirada das famílias prejudicadas. Em abril passado, o Ministério Público do Estado (MPE), por meio do Grupo de acompanhamento das Obras da Copa (Geacopa), notificou a Secopa para que adotasse as medidas emergenciais para minimização de riscos no morro.

Até o momento não foi feito. Hoje, no local, tapumes impedem o trânsito de pessoas nas proximidades da encosta, além de ocupar parte da pista da Avenida Miguel Sutil, sentido Parque Mãe Bonifácia/Rodoviária.





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/399540/visualizar/