Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sexta - 25 de Julho de 2014 às 22:27

    Imprimir


A Argentina destacou nesta sexta-feira (25) que é impossível cumprir a decisão do tribunal dos Estados Unidos determinando o pagamento total a investidores que processam o país, mas defendeu que ainda é possível chegar a um acordo que impeça que o país entre em um novo calote.

A Argentina está à beira de dar seu segundo calote em 12 anos, a menos que chegue antes de 30 de julho a acordo com os credores que não aceitaram a reestruturação da dívida do país.

O juiz norte-americano Thomas Griesa determinou na terça-feira que autoridades argentinas se reúnam continuamente com os credores, que o governo chama de "abutres".

"Com a boa fé dos fundos abutres e uma atitude racional de Griesa, esse litígio pode ser resolvido", disse o chefe de gabinete argentino, Jorge Capitanich.

Os fundos compraram títulos argentinos na baixa após o colote do país em 2001 e rejeitaram os termos de acordos de reestruturação, aceitos por 92,4% dos credores.

Griesa determinou em 2012 que a Argentina pague aos credores R$ 2,95 bilhões (US$ 1,33 bilhões) mais juros, determinação que o país diz que não pode cumprir.

Autoridades argentinas e os credores da dívida não reestruturada devem se reunir com um mediador designado pelo tribunal, Daniel Pollack, em Nova York nesta sexta.

Nesta manhã, o ministro da Economia da Argentina, Axel Kicillof, afirmou na abertura do Conselho de Administração do Banco del Sur que a determinação do juiz "é impossível de cumprir".





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/399569/visualizar/