Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 26 de Julho de 2014 às 12:49

    Imprimir


O vereador por Cuiabá Juca do Guaraná Filho (PTdoB) já considera retomar sua candidatura ao Senado. O motivo seria uma determinação da direção nacional de seu partido.

Nesta semana o vereador recebeu uma carta do PTdoB Nacional que cobrava que ele assumisse novamente a candidatura, sob o risco de incorrer em ato de infidelidade partidária e receber punição por conta disso.

A alegação é que a Executiva Nacional da legenda editou uma resolução obrigando as direções estaduais a lançarem candidaturas ao Senado em todos dos Estado.

Em Mato Grosso, Juca assumiu o posto de pré-candidato à vaga ainda em junho. Desde então, ele vinha trabalhando pelo projeto, tendo como apoiadores outras legendas nanicas.

O vereador chegou a registrar a candidatura junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas, uma semana depois, desistiu de entrar na disputa pela vaga de senador.

O principal fator que o teria motivado a desistir teria sido de cunho pessoal. Juca alegou que seu pai, Juca do Guaraná, que já foi vereador por Cuiabá por dois mandatos, está com a saúde debilitada.

“Ele estava viajando demais, se envolve muito com o processo político e já sofreu três derrames. Há 15 dias, teve uma parada cardíaca”, explicou o vereador à época da desistência.

Juca figurava em terceiro lugar nas últimas pesquisas de intenções de votos, quando ainda havia no cenário o senador Jayme Campos (DEM), que disputava a reeleição.

Nos bastidores, os rumores eram de que a desistência de Juca também teria relação com o pouco espaço de propaganda eleitoral gratuita que ele teria na televisão. De acordo com uma prévia divulgada pelo TRE no último dia 14, seriam apenas 35 segundos.

Além disso, Juca teria ponderado sobre o fato de concorrer com, à época, três candidatos que dispõem de um poderio econômico significativo.

Juca do Guaraná Filho disputou o primeiro cargo eletivo em 2012, quando conquistou 2.796 votos e foi eleito vereador. Foi diante desta atuação que o PTdoB decidiu lançá-lo para a disputa ao Senado.

Na época, o presidente da sigla, Sérgio Cintra, já havia afirmado que a investida visava atender a uma determinação da direção nacional do PTdoB, que queria um candidato à senatoria em cada Estado do país. 





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/399628/visualizar/