Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 26 de Julho de 2014 às 13:43

    Imprimir


Os candidatos do Psol foram os primeiros postulantes a cargos majoritários a ter os registros de candidaturas deferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

José Roberto Cavalcante e Gilberto Lopes Filho, que disputam os cargos de governador e senador, respectivamente, estão aptos a receber votos no pleito de outubro deste ano.

Os demais candidatos majoritários ainda aguardam julgamento de seus pedidos de registro. A maioria foi alvo de ações de impugnação por parte de adversários e/ou do Ministério Público Federal (MPF).

Na disputa pelo Palácio Paiaguás, dos cinco postulantes, apenas José Roberto e o ex-vereador Lúdio Cabral (PT) não tiveram seus registros questionados.

O caso mais emblemático, entretanto, é do deputado estadual José Riva (PSD). Ele é alvo de dois pedidos de impugnação, sendo um MPF e outro da coligação encabeçada pelo seu principal adversário, o senador Pedro Taques (PDT).

Ambos alegam que o social-democrata não pode ser candidato por estar inelegível, enquadrado na Lei da Ficha Limpa. A defesa de Riva, por sua vez, garante que o deputado está apto a participar da eleição.

Taques também teve seu registro questionado duas vezes junto à Corte Eleitoral. Os pedidos partiram de seus adversários Riva e Lúdio. A convenção que homologou a candidatura do senador ao governo foi o alvo das denúncias.

Outro candidato que também teve seu registro impugnado é o jornalista José Marcondes, o Muvuca (PHS). O pedido partiu do MPF devido à falta de certidão de quitação eleitoral.

Conforme o órgão, Muvuca não prestou contas junto à Justiça Eleitoral pelas campanhas eleitorais de 2010 e 2012, quando disputou os cargos de deputado federal e vereador, respectivamente.

O número de pedidos de impugnação contra candidatos ao Senado, por sua vez, é bem menor. O único que teve seu registro questionado foi o senador Jayme Campos (DEM), que nesta semana anunciou que não participará mais da disputa.

O autor do pedido foi o Ministério Público Federal, que alegou que o democrata teve uma prestação de contas rejeitada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O processo é referente o mandato de governador, exercido por Jayme entre 1991 e 1994.

No total, o TRE recebeu 51 pedidos de impugnação. Destes, 36 foram de autoria do MPF, sendo 14 baseados na Lei da Ficha Limpa.

Neste ano, 463 pessoas se registraram junto à Corte Eleitoral para disputar cargos eletivos. 





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/399629/visualizar/