Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 29 de Julho de 2014 às 18:52

    Imprimir


A Avenida Beira-Rio começou a receber, na segunda-feira (28), as primeiras lombadas eletrônicas previstas no contrato assinado entre a Prefeitura de Cuiabá e o Consórcio CMT – Cuiabá Monitoramento de Trânsito –, para implantação da fiscalização eletrônica na Capital.

De acordo com informações da assessoria do Município, os equipamentos eletrônicos estão sendo instalados nos dois lados da avenida, próximo ao Parque de Exposições Jonas Pinheiro (Acrimat).

Segundo o secretário de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), Antenor Figueiredo, quando a instalação for finalizada, será feita a ligação da energia elétrica.

Com isso, as lombadas devem começar a funcionar na próxima semana – sem aplicação de penalidades aos motoristas.

“Ainda faremos uma fiscalização durante uma semana, com apenas multas educativas, até os motoristas se acostumarem com a nova realidade. Depois desse período, aqueles que forem flagrados pelo equipamento em alta velocidade receberão a punição”, explicou o secretário.

"Ainda faremos uma semana com apenas multas educativas, até os motoristas se acostumarem com a nova realidade. Depois desse período, aqueles que forem flagrados pelo equipamento em alta velocidade receberão a punição" Próximas vias

As próximas avenidas a receberem os equipamentos eletrônicos são as avenidas Miguel Sutil (Perimetral) e Issac Póvoas.

Na Perimetral, serão instalados radares fixos próximo ao Viaduto da Rodoviária.

Já na Issac Póvoas, serão instalados equipamentos para detecção de avanço de sinal vermelho no cruzamento da via com a Rua Barão de Melgaço.

Nos próximos meses, o Consórcio CMT segue com as instalações de mais lombadas eletrônicas nas avenidas Mato Grosso e General Melo.

A Perimetral, por sua vez, deve ganhar mais radares fixos em outros pontos, assim como as avenidas República do Líbano e Beira Rio.

Já os radares de avanço de semáforo serão instalados nos cruzamentos da Rua Comandante Costa com a Avenida Issac Póvoas; da Avenida Tancredo Neves com a Avenida General Melo; e da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Marechal Deodoro.

Talonários eletrônicos

Em agosto, os agentes da SMTU (“amarelinhos”) devem passar a utilizar os talonários eletrônicos, para a aplicação de multas aos motoristas que estiverem trafegando irregularmente, ou por estacionamento proibido.

Ao todo, serão disponibilizados 30 talonários e os agentes começam o curso para capacitação no próximo dia 12.

As multas serão emitidas por via online ou armazenadas em cartão de memória, que será descarregado na SMTU, para então ser enviado à residência do motorista infrator, através de parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

Fiscalização

Os estudos da SMTU apontam que ainda serão instaladas, até o final do ano, em Cuiabá, lombadas eletrônicas nas avenidas Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Dante de Oliveira (Trabalhadores), Gonçalo Antunes de Barros (Jurumirim), República do Líbano, General Melo, Lava Pés e das Torres.

Já os radares fixos serão instalados nas avenidas Fernando Corrêa da Costa, Carmindo de Campos, Beira-Rio, Historiador Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, Trabalhadores, Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), das Torres e República do Líbano.

Equipamentos para coibir o avanço em semáforo fechado, por sua vez, serão instalado nas avenidas Fernando Corrêa da Costa, do CPA, Miguel Sutil, República do Líbano, Isaac Póvoas, Getúlio Vargas, Mato Grosso, XV de Novembro, Carmindo de Campos e Tenente-Coronel Duarte (Prainha).

Custos

O Consórcio CMT irá receber R$ 39 milhões para instalar 44 lombadas eletrônicas, 44 radares fixos, 55 detectores de avanço semafórico e 30 câmeras de monitoramento.

O contrato também prevê a instalação de uma unidade móvel de monitoramento, dois radares móveis, dois painéis de mensagens variáveis, 30 talonários eletrônicos de infração, um sistema de apoio a JARI e uma Central de Inteligência de Controle de Trânsito.





Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/399742/visualizar/