Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 01 de Agosto de 2014 às 08:46

    Imprimir


Ilustração

Pelo menos 219 casos de dengue foram registrados em Mato Grosso em apenas uma semana, segundo um balanço divulgado nesta quinta-feira (31) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). De acordo com os dados, o estado já contabilizou 8.865 notificações desde janeiro. No mesmo período do ano passado, foram 41.711 notificações. Este ano, cinco pessoas morreram em decorrência da doença.

Os casos de mortes ocorreram em Alta Floresta, Alto Paraguai, Cuiabá, Rondonópolis e Sinop. Outra ocorrência de morte continua sob investigação em Tapurah, a 414 km da capital. O maior número de registros ocorreu em Sinop, distante 503 km da capital – 2.269 casos. No ano passado, o município também liderou o ranking da doença no estado.

Em Cuiabá, foram contabilizados 922 casos, conforme o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) online. Esse índice de Sinop é alto se comparado com a capital, que possui 569.830 habitantes, cinco vezes mais que o município localizado na região norte do estado, que conta atualmente com 113 mil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, a secretaria contabilizou 360 registros, e em Rondonópolis, a 218 km da capital, foram constatados 505 casos.

Prevenção

A população pode combater a dengue limpando as calhas dos telhados e também os pratinhos dos vasos de plantas. As piscinas devem ser mantidas limpas e deve-se evitar a formação de poças d'água. Os materiais que podem acumular água devem ser eliminados e os pneus devem ser colocados em locais cobertos para não acumular água. E as caixas d'água e poços devem ficar tampadas.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/399885/visualizar/