Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 05 de Agosto de 2014 às 22:56

    Imprimir


Em meio à crescente preocupação com o uso de pesticidas e sua possível relação com a morte de insetos polinizadores, como abelhas, indústrias químicas afirmam que restringir a proteção às lavouras limitaria a ação dos agricultores contra insetos.

Na província canadense de Ontário, há uma proposta do governo para proibir a utilização de uma classe de pesticidas conhecida como neonicotinoides. A medida exige que os produtores tenham uma licença para aplicar o produto, o que poderia dificultar um dos principais setores da região, afirmou Pierre Petelle, do CropLife Canada, que representa empresas como Bayer e Syngenta.

'Nosso principal temor é de que o governo coloque mais uma etapa desnecessária e burocrática para instalar um sistema que escolhe vencedores e perdedores, no que diz respeito a quais agricultores poderão usar a tecnologia', disse Petelle.

Há suspeitas de que a aplicação de neonicotinoides tenha provocado a morte de abelhas e outros insetos que polinizam um terço dos alimentos consumidos no mundo. O pesticida, que é utilizado em culturas como soja, canola, flores e vegetais, é proibido na Europa.

O órgão responsável pela administração da saúde no Canadá está reavaliando as condições de uso dos neonicotinóides, que foram acusados de ser a causa da morte de abelhas em lavouras de milho em Ontário e Quebec. Os pesquisadores dizem que a exposição à poeira Neonic-laden é letal para as abelhas e que o pólen contaminado enfraquece as colônias.

O governo do Canadá está negociando com indústrias do mel, representantes agrícolas e de produtos químicos, já que um sistema de licenciamento deve ser implementado, possivelmente, a tempo para a safra de 2015. Fonte: Dow Jones Newswires.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/400178/visualizar/