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Educação/Vestibular
Segunda - 15 de Setembro de 2014 às 09:09

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O município de Nortelândia é mais uma vez avaliado positivamente pelo Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), que é, digamos, a "nota" do ensino básico no país. Numa escala que vai de 0 a 10, o Ministério da Educação (MEC) fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021.

Este indicador é auferido com informações reais relativas a aprovação escolar, através de dados enviados pelas escolas e redes num tipo de Censo Escolar, juntamente com as médias de desempenho nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educionais Anísio Teixeira (SAEB) para os estados e o Distrito Federal e a Prova Brasil para os mais de 5 mil municípios Brasileiros.

As escolas municipais de Nortelândia, de acordo com o IDEB, já alcançou a meta projetada nacionalmente para o ano de 2021 nos anos iniciais. O município obteve a nota 6.1, ocupando das escolas municipais, a quarta colocação no Estado de Mato Grosso, mas ainda permanecendo na meta projetada para 2021, que será de 6,0.

Nos anos finais, o Centro Municipal de Ensino “Júlio Praxede Duarte” conquistou a nota 5.6, o que a coloca na primeira colocação do Estado de MT, enquanto que a média nacional das escolas municipais nos anos iniciais ficou 4.9 e nos anos finais 3.8.

Na última edição do Ideb, referente ao ano 2011, o município obteve nota 6.7 nos anos iniciais e 5.3 nos anos finais.

O prefeito municipal Neurilan Fraga comemorou os números apontados pelo IDEB e classificou a nota como resultado de uma série de ações desenvolvidas na educação, além dos investimentos feitos na sua gestão, como a valorização do profissional da educação e as parcerias firmadas com entidades governamentais e empresas privadas. Outro ponto citado pelo gestor é o trabalho de formação continuada e o acompanhamento sistemático da gestora educacional.

“Uma soma de esforços da gestão da educação, da administração, dos profissionais e dos alunos do município são fatores importantes para avançarmos neste setor a cada ano” avaliou Fraga.

A Secretária Municipal de Educação Marlene Júlia enumerou ainda os fatores que contribuíram para a melhora nos índices da Educação Básica, que é o reconhecimento do Poder Executivo ás necessidades da área, o compromisso dos profissionais da educação, a participação da família e o foco na aprendizagem dos alunos como ferramentas que produzem efeitos positivos na educação.

“Neste ano muitos investimentos estão sendo feitos na escola que se destacou no IDEB, como a construção da quadra poliesportiva, aquisição de novos móveis escolares, climatização de salas de aulas, entre outros, visando promover uma educação de qualidade” destacou Marlene.

Os resultados atingidos pelo município devem levar o Ministério da Educação investir recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na construção de uma nova e moderna escola municipal. O FNDE está analisando a possibilidade e ainda este ano poderá aprovar o projeto de erguer novas instalações físicas para a rede municipal de ensino.

Os profissionais da educação no município, como os gestores, participam de um curso de gestão escolar com a implantação do sistema de gestão integrado, que é ministrado pela Fundação Pitágoras, numa parceria com o Instituto Camargo Corrêa. A ONG Comunicação e Cultura e o ICC desenvolvem o projeto Jornal Escolar. A Fundação Sicredi da Cooperativa Sicredi Sudoeste implantou e executa o programa A União Faz a Vida, e paralelamente são ainda desenvolvidos o Programa Escola Aberta, Programa Mais Educação e Alfabetização na Idade Certa do Governo Federal, entre outros que contribuem com uma grande transformação na área educacional de Nortelândia.

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes pública e privada do Brasil. Criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) considera dois fatores como interferência na qualidade da Educação, sendo o rendimento escolar que inclui taxas de aprovação, reprovação e evasão escolar. O outro são as médias de desempenho na Prova Brasil com escala de 0 a 10. Assim, para os índices aumentarem, os alunos precisam aprender o conteúdo, não repetir e permanecer na escola. O Ideb serve tanto como diagnóstico da qualidade do ensino brasileiro, como baliza para as políticas de distribuição de recursos (financeiros, tecnológicos e pedagógicos) do MEC. Se uma rede municipal, por exemplo, obtiver uma nota muito ruim, ela terá prioridade de recursos.

A Prova Brasil avalia o desempenho de estudantes em língua portuguesa e matemática no final dos ciclos do ensino fundamental, de 4ª série (5º ano) e 8ª série (9º ano), além do terceiro ano do ensino médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2022.

Veja a classificação no IDEB das escolas municipais de MT:

ANOS INICIAIS: ENSINO FUNDAMENTAL

1 - NOVA MARILÂNDIA: 7,1

2 - LUCAS DO RIO VERDE: 6,5

3 - RIBERAOZINHO: 6,3

4 - NORTELANDIA – 6,1


ANOS FINAIS:– 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

1- NORTELANDIA: 5,6

2- CAMPOS DE JULIO: 5,4

3 - GUARANTÃ DO NORTE: 5,2

4 - LUCAS DO RIO VERDE: 5,2

5 - JACIARA: 5,2

A meta 6,0 estipulada pelo MEC, objetiva que o Brasil a atinja nas suas avaliações em 2021, números que serão divulgados em 2022 quando se comemorará os 200 anos da Independência do Brasil. A meta 6,0 foi apontada com base na média das notas de proficiência dos países desenvolvidos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), uma organização internacional e intergovernamental que agrupa os países mais industrializados da economia do mercado.

As escolas municipais de Nortelândia se destacaram mais uma vez no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), resultado referente à Prova Brasil, realizada em 2013 pelos alunos do Ensino Fundamental, dos anos iniciais e finais da vida escolar. O resultado foi divulgado dia 05 de setembro deste ano. 





Fonte: ASCOM

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