Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 16 de Setembro de 2014 às 13:47

    Imprimir


Acerca da Operação Alexandria, realizada ontem (15), pela Polícia Civil para investigar projetos culturais das secretarias estadual e municipal de Cultura, o secretário da pasta de Cuiabá, Alberto Machado, o Beto do Dois a Um, enfatiza que quando assumiu o cargo em 2013, atuou com um maior rigor nas questões relacionadas à prestação de contas, assim como colaborou com a polícia ao fornecer 204 projetos aprovados.

Ainda de acordo com Beto, a pasta tomou atitudes preventivas como o cadastramento obrigatório no Sistema Nacional de Informações e Indicadores, e uma nova eleição do Conselho Municipal de Cultura está sendo feita. “A Delegacia Fazendária está acompanhando cada etapa para tentar inibir fraudes”, destacou.

As investigações foram iniciadas em abril deste ano após denúncias extraoficiais à Secretaria Estadual de Cultura. Entre as principais irregularidades estavam desvio de dinheiro público, duplicidade e falsificação de documentos. O desvio de aproximadamente R$ 1 milhão foi efetuado por meio do Programa de Apoio à Cultura (Proac), da secretaria estadual, apresentados nos anos 2012, 2013 e 2014. O principal envolvido é o conselheiro Alceu Marcial Cazarin.

De acordo com a Polícia Civil, 25 pessoas estão envolvidas e os mandados de prisão foram cumpridos em Cuiabá, Rondonópolis, Primavera do Leste, Nova Monte Verde, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D'Oeste e Paranatinga. Estas serão indiciadas por crimes de bando ou quadrilha, ameaça, crimes contra a fé pública e lavagem de dinheiro.

Conforme o delegado responsável pelas investigações, Gianmarco Pacolla, os envolvidos no esquema atuavam como “laranjas”. A participação de servidores públicos foi descartada. “As secretarias nos ajudaram com o fornecimento de documentos e com a própria denúncia. Não podemos pensar que haja secretários envolvidos, se foram os principais colaboradores”, afirmou Paccola. (Com Assessoria)]





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/401493/visualizar/