Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 16 de Setembro de 2014 às 22:12

    Imprimir


A Polícia Civil classificou como fundamental as denúncias quanto a fraudes em projetos culturais feitas pela então secretária de Cultura de Mato Grosso, Janete Riva (PSD), hoje candidata ao governo do Estado. Com as informações prestadas, em abril deste ano, a Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra Administração Pública iniciou uma complexa investigação que resultou na prisão de 22 pessoas por envolvimento em crimes de ameaça, peculato, formação de quadrilha e desvio de recursos públicos, na operação Alexandria. Os desvios já somam R$ 1 milhão e o montante pode ser ainda maior. A ação foi desencadeada na última segunda-feira (15).

De acordo com o delegado titular da investigação, Gianmarco Paccola, a polícia precisa de informações como essas para promover o trabalho de investigação de possíveis irregularidades com o dinheiro público.

“A notícia-crime partiu da Secretaria de Estado de Cultura. A polícia vive de informação, se não chegam, não temos como descobrir e adivinhar que estão ocorrendo fraudes. Algumas denúncias acabam acontecendo pelo trabalho de inciativa da própria polícia ou de órgãos externos, como neste caso. Essa denúncia foi fundamental para desencadearmos a operação”, afirmou para assessoria de imprensa da candidata.

Conforme a assessoria de imprensa de Janete, após a denúncia do órgão, então comandado por Janete Riva, a Defaz pediu mais informações para a SEC, que forneceu prontamente, além de encaminhar todos os projetos de 2012 a 2014, ao todo 337. “A partir do recebimento das informações da Secretaria, pudemos aprofundar na investigação e chegar a esses 25 mandados de prisão temporária”, explicou o delegado.

O secretário de Estado de Cultura, Fabiano Prates, lembrou que atuava como adjunto de Janete Riva na época da denúncia feita para a Defaz e disse que a operação foi um marco na história da pasta, pois detectou a possibilidade de fraude e encaminhou para a investigação policial.





Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/401511/visualizar/