Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 19 de Setembro de 2014 às 15:18

    Imprimir


Um posto de saúde de Várzea Grande, cidade da região metropolitana de Cuiabá, está fechado há quase uma semana por falta de uma bomba d'água. O equipamento foi furtado no último fim de semana e, como não foi reposto ainda, o posto do bairro Unipark está sem oferecer atendimento.

A unidade é um posto do Programa de Saúde da Família (PSF) e já havia sofrido a ação de bandidos anteriormente. Segundo funcionários do local, na primeira vez foram levados computadores, botijão de gás, aparelho de ar condicionado da sala de vacinas e até o compressor da cadeira de dentista. Nada foi reposto ainda, segundo os funcionários.

Desde o último furto, os pacientes que procuram o posto encontram apenas um aviso improvisado no portão, informando que o atendimento permanecerá suspenso por tempo indeterminado por conta do ocorrido. Nem mesmo os atendimentos essenciais são realizados.

“Não precisa de água para aferir pressão, precisa?”, indagou a dona de casa, Lindaura Maria Gomes da Silva. Ela deveria passar por um tratamento de hipertensão durante uma semana, mas não conseguiu.

Já Pedrolina de Souza precisa pegar uma nova receita para o medicamento que ela toma, mas também não tem conseguido porque, além da falta de água, o posto de saúde enfrenta outros problemas como a falta de receitas.

“Só com a receita azul é que eu posso comprar esse remédio, passado pelo doutor”, disse a diarista. “Quando os médicos vêm atender, não está tendo receita, não tem medicamento, não tem vacina”, completou a dona de casa Maria Madalena Miranda.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Várzea Grande explica que a demora em comprar novos equipamentos se deve à burocracia.

“O compressor e o ar-condicionado já foram licitados. Agora estamos vendo quem vai montar, porque é separado. Você licita o bem permanente e tem a pessoa que vai fazer a instalação, que necessita de um outro processo”, disse o secretário de saúde, Daoud Abdala. “A bomba d'água já está sendo reposta. A gente espera que até segunda ou terça-feira já esteja retomando todas as atividades na unidade”, afirmou o secretário.

Sobre os furtos na unidade, a Polícia Militar informou que rondas são feitas naquela região em todos os horários. Mas, como se trata de um prédio público, a responsabilidade também é da Guarda Municipal de Várzea Grande. A assessoria de imprensa da prefeitura disse que o trabalho da Guarda no bairro deve ser intensificado.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/401675/visualizar/