Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 19 de Setembro de 2014 às 16:26

    Imprimir


O início das atividades do Instituto Federal de Mato Grosso no município está atrasado há pelo menos três meses. A escolha do imóvel para ser sede provisória, que estava prevista para maio passado, ainda não aconteceu. Esta manhã, representantes do instituto se reuniram com secretários municipais, na prefeitura, para encaminhar as definições. A prefeitura está sugerindo dois imóveis particulares que podem ser aluagdos. Um é o Amazon Centro de Eventos, antigo Amazônia Clube (ao lado da escola Enio Pipino). A segunda opção é o imóvel onde funcionava a Escola Estadual Zeni Vieira. A decisão final é do IFMT.

Inicialmente, o campus será vinculado ao de Sorriso. Ainda será marcada audiência pública para "definir os cursos, que devem ser escolhidos (para Sinop) de acordo com a demanda do município. Temos que ouvir a comunidade. Para um primeiro momento, a intenção é trazer cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e depois abrir cursos mais longos, como bacharelados e pós-graduções”, explicou a presidente da comissão de implantação, Gilma Chitarra.

A forma de ingresso para os cursos tecnólogos e bacharelados deverá ser por vestibular próprio da instituição ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para compor o quadro de funcionários será feito concurso público. Os computadores e mobiliários, que serão utilizados no campus de Sinop, já foram comprados.

Atrasos

Em fevereiro passado, o reitor do IFMT, José Bispo Barbosa, esteve reundio, em Sinop, com o prefeito Juarez Costa (PMDB) e ambos previram que a instalação do instituto aconteceria até maio e -agora- no segundo semestre já haveria cursos disponíveis. Mas houve outro atraso e nem a sede provisória está escolhida. Em entrevista ao Só Notícias, Juarez prometeu, na época, “que o prédio seria locado de imediato. Vamos também destinar uma área para construir a estrutura definitiva em Sinop”, prometeu.

A prefeitura propôs, na época, alugar um imóvel perto do estádio municipal para o instituto se instalar provisoriamente. No entanto, o órgão concluiu que o imóvel não atendeu a necessidade, por não apresentar “estrutura compatível com o instituto”.

O IFMT ministra cursos de bacharelado e técnicos em diversas áreas e tem vários campi em Mato Grosso. No Nortão, tem em Sorriso e Alta Floresta.

Os cursos de bacharelado -agronomia, engenharia florestal, engenharia de alimentos,engenharia de controle e automação, zootecnica, secretariado executivo, dentr outros - tem duração de até dez semestres. Os tecnólogo (alimentos, agronegócio, análise e desenvolvimento de sistemas, biocombustíveis, controle de obras, produção de grãos, dentre outros) duram de seis a sete semestres. Há também cursos de pós-graduação.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/401689/visualizar/