Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 20 de Setembro de 2014 às 21:58

    Imprimir


O trabalho do senador Blairo Maggi (PR) na luta pela redução do desmatamento foi reconhecido recentemente pelo Earth Innovation Institute, uma das instituições mais respeitadas do mundo em assuntos relacionados à segurança alimentar, proteção as florestas tropicais e mudanças climáticas. 


O diretor-executivo do Instituto, Daniel Nepstad, destacou contribuição de Maggi para a redução do desmatamento no Brasil.

O elogio ao trabalho desenvolvido pelo senador republicano foi apresentado durante uma entrevista para o site do Center For International Forestry Research (Cifor), uma organização não governamental (ONG) dedicada a estudos vinculados à sustentabilidade global.

Ao ser questionado se outros países conseguiriam atingir os mesmos resultados do Brasil em termos de redução do desmatamento, Daniel lembrou que, nos últimos oito anos, metade do resultado da redução em todo o mundo aconteceu apenas no estado de Mato Grosso.

“Alguém como Blairo Maggi, de certa forma, simboliza essa mudança de pensamento em escala global”, disse Nepstad.

REVIRAVOLTA

Ele lembrou que Maggi, enquanto um grande empresário do ramo da soja, e, depois, como governador de Mato Grosso, liderou uma grande reviravolta na forma como o mercado deveria enxergar as questões ligadas à produção agrícola e preservação de ecossistemas.

“Ele apresentou em 2009, em Copenhagen, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, um ambicioso plano para reduzir em 89% o desmatamento até 2020”, explica Nepstad.

“Mato Grosso, na realidade, atingiu esse objetivo em 2012”, complementa o diretor.

Para o diretor do Earth Innovation Institute, esses exemplos mostram que, a partir do momento em que o mercado passou a trabalhar a questão do desmatamento em sua cadeia de valor, houve uma redução na área de pastagem, criando espaço para soja e diminuindo a necessidade de abertura de novas áreas.





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/401761/visualizar/