Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 21 de Setembro de 2014 às 15:52

    Imprimir


Reprodução/TV Rondônia
Voto biométrico é feito em 21 municípios do estado
Voto biométrico é feito em 21 municípios do estado

No próximo dia 5, eleitores de 21 municípios mato-grossenses irão eleger os futuros governantes por meio do voto biométrico. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), 327.629 eleitores já estão aptos a votar em urnas biométricas. Em sete desses municípios, a votação em urnas biométricas é realizada pela segunda vez. No estado, 2.189.703 devem ir às urnas para eleger o presidente, governador, senador, deputados estaduais e federais.

Devem votar pela primeira vez em urnas biométricas os eleitores dos seguintes municípios: Acorizal, Araguaiana, Campo Verde, Campos de Júlio, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Indiavaí, Jangada, Lucas do Rio Verde, Luciara, Nobres, Nossa Senhora do Livramento,Planalto da Serra, Poconé, Ponte Branca,Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Serra Nova Dourada e Vale do São Domingos.

Os eleitores desses municípios foram cadastrados por meio das impressões digitais para que nas eleições de 2014 possam votar em urnas biométricas. Na eleição passada, que elegeu os atuais prefeitos e vereadores, o voto biométrico ocorreu nos municípios de Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Acorizal, Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Jangada e Vale do São Domingos.

Conforme o TRE, o voto biométrico está sendo implantado nos municípios com menor número de eleitores. Por isso, em Cuiabá o método ainda não começou a vigorar. A expectativa do órgão eleitoral é que até 2018 as eleições nos 141 municípios mato-grossenses ocorra com urnas eletrônicas.

O sistema de biometria auxilia a impedir fraudes, pois o mesário, além de verificar os documentos, o eleitor deve colocar suas impressões digitais em um scanner.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/401791/visualizar/