Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 22 de Setembro de 2014 às 13:26

    Imprimir


O reservatório do Sistema Cantareira atingiu o índice de 8% nesta segunda-feira (22), o mais baixo desde que a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) incorporou o volume morto ao sistema que abastece milhares de pessoas na região metropolitana. Já as outras represas também tiveram seus respectivos volumes alterados. O Sistema Alto Tietê manteve o mesmo índice de 12,6% de capacidade registrado no domingo (21). A represa do Guarapiranga apresentou queda de 0,1% e agora opera com 53,3%. O sistema Alto de Cotia permaneceu com 35,4%.

A reserva estratégica começou a ser utilizada há quatro meses, em 16 de maio deste ano, quando o nível do Cantareira estava em 8,2%. Com a adição do volume morto [que incorporou 18,5% sobre o volume total do sistema de 982,07 bilhões de litros], a quantidade de água do reservatório havia subido para 26,7%.

A Sabesp deve começar a usar a segunda fase do volume morto — a autorização para essa captação já foi dada pela ANA (Agência Nacional de Águas). Em setembro, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) estima que a chuva ficará dentro da média esperada, de 67,6 mm. Mesmo assim, como mês é considerado de estiagem, as chuvas não devem aumentar muito o nível dos reservatórios que abastecem a cidade de São Paulo e região.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/401812/visualizar/