Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 30 de Setembro de 2014 às 08:12

    Imprimir


(Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar)

Mapa alerta sobre manejo correto para evitar a tripanossomose

A tripanossomose bovina está preocupando o setor pecuário. Em Minas Gerais, aonde há casos da doença, mais precisamente no Triângulo Mineiro, cerca de 30% do rebanho foi infectado pela doença, em especial as vacas leiteiras. De acordo com alerta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os produtores devem ficar atentos quanto ao manejo inadequado de seringas e agulhas para evitar a contaminação do rebanho.

A tripanossomose é uma doença causada por um protozoário e entre os sintomas da doença estão à perda de peso, febre, anemia intensa do animal e fraqueza em curto período levando o animal à morte.

Conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a reutilização de seringas e agulhas é a principal evidência para disseminação da doença.

“A tripanosomose normalmente é transmitida mecanicamente por vetores hematófagos, que picam o animal e passam a doença. Nos casos recentes de Minas, as investigações epidemiológicas indicam que a doença tem sido disseminada pelo manejo incorreto de seringas e agulhas”, declara a responsável pelo Serviço de Informação Zoosanitária do Departamento de Saúde Animal do Ministério, Daniela Pacheco Lacerda.

O Ministério ressalta não considerar "a doença uma emergência sanitária" e salienta, ainda, em nota, que a ocorrência da doença em Minas Gerais "não preocupa o mercado externo".

“Os dados oficiais não indicam um surto generalizado. Trata-se de uma situação específica, localizada em uma região e em uma determinada categoria de produção, cujo fator determinante tem sido o uso de práticas sanitárias inadequadas. A melhor forma de controle e prevenção nesta situação é a conscientização dos produtores para a correção dessas práticas, utilizando-se seringas e agulhas estéreis para cada animal, de forma a impedir a transmissão dessa e outras doenças”, pontua a responsável pelo Serviço de Informação Zoosanitária do Departamento de Saúde Animal do Ministério.





Fonte: AgroOlhar

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/402171/visualizar/