Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 30 de Setembro de 2014 às 08:21

    Imprimir


A safra 2014/2015 de soja nem bem começou e Mato Grosso já possui três casos de ferrugem asiática em plantas guaxas registrados. Na safra 2013/2014 os primeiros casos foram verificados apenas em novembro de 2013. Os dados são do Consórcio Antiferrugem.

Os casos registrados em Mato Grosso encontram-se no estádio R5 da planta. O primeiro foco foi verificado em Campo Verde no dia 18 de setembro e no dia 24 em Sapezal e Campo Novo dos Parecis. A constatação foi do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da coordenação de Defesa Sanitária Vegetal em Mato Grosso. Todos os casos foram verificados em soja guaxas, ou seja, em plantas que nasceram involuntariamente.

De acordo com dados do Consórcio Antiferrugem, além de Mato Grosso, há casos no Rio Grande do Sul (Erechim, Passo Fundo e Pejuçará) e em Santa Catarina (Palmitos, Caibi e São Carlos). Na safra 2013/2014 Mato Grosso foram 73 casos de ferrugem asiática e no Brasil foram 395 focos.

Conforme o coordenador de Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura em Mato Grosso, Wanderlei Dias Guerra, a presença da soja guaxa durante toda a entressafra foi um propulsor para a explosão da ferrugem asiática nesta época, diferentemente dos anos anteriores quando os primeiros focos começavam a surgir entre outubro e novembro.

Conforme o coordenador de Defesa Sanitária Vegetal, um grande contribuidor para a doença surgir neste início da semeadura foi o plantio de soja segunda safra no ciclo 2013/2014. Ele pontua que com a ampliação da segunda safra da soja as plantas guaxas assumem papel maior uma vez são elas quem hospedam o fungo que sobreviveu a safra normal e a safrinha. Guerra frisa, ainda, que os esporos diante isso estão mais sensíveis aos fungicidas do que os que surgiram nas lavouras na safra passada.

O monitoramento é essencial neste momento de plantio, salienta o especialista. Uma das orientações é eliminar a planta guaxa contaminada com ferrugem asiática assim que constatada e realizar pulverizações preventivas.

Segundo Guerra, a constatação da ferrugem asiática em Campo Novo dos Parecis foi em soja guaxa próxima a uma área de 7 mil hectares de soja semeadas recentemente.





Fonte: AgroOlhar

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/402172/visualizar/