Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Setembro de 2014 às 11:57

    Imprimir


Tony Ribeiro/MidiaNews
Greve dos bancários deve atingir cerca de 360 agências em Mato Grosso
Greve dos bancários deve atingir cerca de 360 agências em Mato Grosso

Iniciada nesta terça-feira (30) - e, segundo o sindicato da categoria, por tempo indeterminado -, a greve dos bancários não exime os consumidores de manterem suas contas em dia.

O alerta é da Superintendência de Defesa do Consumidor (Pronton-MT), que revela que há outras formas de se quitarem débitos, mesmo com as agências bancárias fechadas.

Apesar da paralisação, o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb-MT), José Maria Guerra, afirmou que 30% dos funcionários irão cumprir expediente interno, para que as operações feitas por meio dos caixas eletrônicos sejam mantidas.

Os terminais deverão manter ativas todas as funções – como saques, pagamentos, depósitos e transferências – durante a greve, segundo a superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana.

Ela disse que a população não pode ser prejudicada pela greve dos bancários ou ter seu nome incluso em cadastros de proteção ao crédito, por falta de meios alternativos para pagamento da dívida. Caso isso ocorra, a queixa deve ser protocolada no Procon.

“Além disso, se o cidadão verificar que alguma agência bancária está com caixas estragados ou sem abastecimento de dinheiro, ele deve denunciar ao Procon”, orientou.

Pagamento de contas

De acordo com o Procon-MT, contas que ainda estiverem dentro do prazo de vencimento podem ser pagas em caixas eletrônicos, correspondentes bancários, internet ou mobile banking ou por débito em conta.

Caso encontre dificuldades, o consumidor deve entrar em contato com a empresa e solicitar alguma forma alternativa de fazer o pagamento, sem se esquecer de anotar o dia e a hora do contato, bem como o protocolo do atendimento e demais documentos que forem possíveis, para registro do contato.

Caso a empresa não dê uma solução para o pagamento, o consumidor deve registrar sua reclamação no Procon.

Dessa forma, o credor não poderá cobrar juros ou multa pelo atraso no pagamento.

Contas vencidas

O contato com a empresa também deve ser feito no caso de contas vencidas, quando o credor deverá emitir uma forma alternativa de pagamento com o valor correspondente ao dia da solicitação.

Mensalidades – como escolas, universidades e planos de saúde – podem ser negociadas diretamente com os fornecedores.

Greve

A greve dos bancários foi definida na última quinta-feira (25), após os sindicatos e os bancos não entrarem em acordo, e afeta as agências de 20 estados, além do Distrito Federal.

Eles rejeitaram a proposta de reajuste salarial feito pelas empresas, de 7,35%.

Em Mato Grosso, a greve deve atingir cerca de 360 agências, mobilizando aproximadamente seis mil bancários.

A categoria reivindica reajuste de 12,5% (inflação de setembro de 2013 a setembro de 2014 + aumento real) e mais segurança nos bancos, com prevenção de assaltos e sequestros.

Os bancários também defendem o combate ao assédio moral, imposição de metas consideradas abusivas, bem como isonomia de direitos para afastados por motivo de saúde.

Os funcionários requerem, ainda, a manutenção dos planos de saúde na aposentadoria, o fim das demissões e da rotatividade, mais contratações, proibição de dispensas imotivadas, aumento da inclusão bancária e combate às terceirizações.





Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/402176/visualizar/