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Terça - 30 de Setembro de 2014 às 13:14

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Tony Ribeiro/MidiaNews
Viaduto da Sefaz: obra que apresentou falhas estruturais também vai passar por vistoria
Viaduto da Sefaz: obra que apresentou falhas estruturais também vai passar por vistoria

A empresa LSE Engenharia foi a escolhida pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) para realizar a vistoria em 13 obras de viadutos e trincheiras que foram ou ainda estão sendo construídos em Cuiabá e Várzea Grande.

O custo do serviço será de R$ 2.749.227,69 e os laudos técnicos de qualidade das obras devem ser executados em 90 dias.

A informação foi repassada pela pasta ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), atendendo à determinação do órgão fiscalizador, após as falhas estruturais encontradas no Viaduto da Sefaz, na Avenida do CPA, resultarem no bloqueio do tráfego sobre o elevado em agosto e colocarem em dúvida a segurança dessa e das demais obras de engenharia.

De acordo com o TCE, o contrato entre a Secopa e a LSE Engenharia será assinado na quarta-feira (1º).

Serão vistoriadas as obras do Complexo Viário do Tijucal, as trincheiras Jurumirim, Verdão, Ciríaco Cândia, Santa rosa e Zero Km, os viadutos do Despraiado, Dom Orlando Chaves, Aeroporto (VLT), Sefaz (VLT), UFMT (VLT) e MT-040 (VLT) e a Ponte Júlio Müller (VLT).

Juntas, as obras estão orçadas em R$ 205.649.392,18, segundo o TCE.

Segundo a Secopa, o custo da contratação será equivalente a 1.34% do valor das obras a serem vistoriadas, custo inferior ao praticado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), que é de aproximadamente 3%.

Serviços realizados

Segundo o relator das contas da Secopa, conselheiro Antônio Joaquim, o Estado entregou cópias do termo de referência para a contratação da empresa, que deverá fazer a avaliação estrutural das obras, realizar ensaios de esclerometria e determinar as características de resistência e rigidez do concreto.

A LSE também deverá fazer o levantamento topográfico, realizar ensaios de sondagens, mobilizar os ensaios dinâmicos e instrumentar do veículo padrão (com capacidade de 45 toneladas).

Também cabe à empresa contratada monitorar as respostas das obras em relação às ações do vento, temperatura e vibrações induzidas por veículos, calibrar o modelo numérico com os resultados experimentais, identificar o comportamento estrutural para os diferentes estados de solicitação das estruturas e diagnóstico das obras, com as recomendações para a manutenção.





Fonte: Mídia News

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