Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Terça - 30 de Setembro de 2014 às 18:57

    Imprimir


Em entrevista nesta terça-feira (30), Jac Souza dos Santos, de 30 anos, relatou que a ação, que começou como um suposto ataque terrorista, foi planejada há pelo menos dois anos. O Hotel Saint Peter foi escolhido por ter oferecido emprego ao ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, condenado e preso no julgamento do Mensalão. Jac foi preso após manter um mensageiro refém durante oito horas em um hotel na região central de Brasília (DF).

Jac também informou que já teria se hospedado no mesmo andar em 2010, quando ainda era secretário de Agricultura de Combinado (TO). O sequestrador contou que chegou em Brasília na manhã de domingo (28). Ele desembarcou na Rodoviária Interestadual por volta de 6h e alugou um guarda volumes onde deixou uma bolsa com falsos explosivos, iguais aos do colete usado pela vítima durante o sequestro.

Depois, Jac foi para um hotel no SIA (Setor de Indústria e Abastecimento) onde passou o domingo. As algemas e a arma de brinquedo foram compradas na Feira dos Importados, também no SIA. Na segunda-feira (30), ele foi de táxi até o Aeroporto Internacional de Brasília e deixou outra sacola com artefatos falsos. De lá, ele seguiu para o Hotel Saint Peter. Ainda na recepção, Jac teve problemas com a reserva do quarto, que estava marcada para às 12h. Mesmo assim, o sequestrador conseguiu subir e às 7h pediu para que uma camareira fosse até o quarto.

— Chegou uma senhora e eu saquei a arma. Eu senti que ela não estava preparada emocionalmente. Ela começou a chorar.

Depois Jac chamou pelo mensageiro que foi rendido com uma arma de brinquedo e obrigado a vestir um colete com falsos explosivos. O sequestrador pediu desculpas à família da vítima, mas disse não estar arrependido.

— Tudo o que eu fiz é pelo cidadão brasileiro e tudo o que estou fazendo é pelo cidadão brasileiro. Não é hoje que eu vou parar e deixar de lutar pelo povo brasileiro. Vocês podem ter certeza de que eu não baixarei minha cabeça em momento algum. Eu posso até me ajoelhar, mas não me deitarei perante as injustiças desse País. Eu acredito em uma predestinação e sou predestinado a lutar por essa Nação.

O sequestrador também explicou que confeccionou as falsas bananas de dinamite com canos de PVC e encheu os objetos com cimento e pó de serragem. De acordo com o delegado que investiga o caso, Marco Antônio Almeida, os especialistas que acompanhavam a negociação não descartaram de imediato a possibilidade de ser um artefato explosivo pelas semelhanças apresentadas.

— Dado algumas peculiaridades como a antena, por exemplo, eles [especialista] consideraram a possibilidade de ser um material explosivo. Existe um protocolo para essas situações de crise. Como nós acreditávamos realmente que havia um risco de um ataque terrorista, a Polícia Federal foi acionada e a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) também foi acionada.

Jac Souza dos Santos pode ser liberado ainda hoje. O advogado, Carlos Nascimento, entrou com pedido de liberdade provisória no TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios). Nascimento Também quer que Jac passe por uma avaliação psiquiátrica.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/402205/visualizar/