Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 01 de Outubro de 2014 às 20:54

    Imprimir


O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) ampliou o prazo de inscrição no Programa de Subvenção Econômica ao Preço do Óleo Diesel até o dia 17 de outubro. A decisão foi publicada no Diário Oficial dessa terça, dia 30. O benefício para os cadastrados vale para o ano de 2015.

Atualmente, o programa abrange 15 dos 27 Estados brasileiros. Na região Nordeste, cobre os Estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Na região Norte, Amapá e Pará. Na região Sudeste, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. Na região Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Esse programa garante, em postos autorizados pelo MPA, descontos na bomba entre 12% e 17%, pela isenção do ICMS dos Estados. Além disso, o governo federal participa com um auxílio pecuniário que pode chegar até 25% da diferença do preço do óleo diesel nacional frente ao internacional. O objetivo do programa é aumentar a competitividade do pescado nacional e a renda dos pescadores.

Para ter direito ao benefício, é preciso se inscrever no programa. O cadastro pode ser feito neste link do Ministério da Pesca. Os interessados também podem contar com a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura de seu Estado ou mesmo no sindicato ou colônia de pescador, que pode providenciar a inscrição por meio de ofício. Após realizar o cadastro, o candidato deve enviar a documentação exigida original ou cópia autenticada na Superintendência de sua região.

Mais renda para pescadores

A quantidade de óleo diesel a ser comprada varia de acordo com o tipo do motor da embarcação. O que exige mais óleo terá uma cota anual maior. Se exigir menos combustível, a cota anual será menor, mas ainda suficiente para atender às necessidades anuais de pescaria. O pagamento do auxílio pecuniário do governo federal é feito mensalmente através das entidades representativas do setor ou diretamente ao beneficiário sempre em conta bancária específica para recebimento desse auxílio.


Em 2014, quase três mil embarcações foram habilitadas pelo programa e recebem o benefício quase dois mil pescadores. Do início de 2014 até hoje, foram mais de mais de 23 milhões de litros de óleo diesel com preço reduzido, um investimento de mais de R$ 4 milhões. Os números mostram que o programa tem crescido a cada ano. Em relação ao ano anterior, já atingiu um aumento de 50% na quantidade de embarcações e 70% no número de beneficiários. Cerca de 70% dos que têm acesso ao programa são proprietários ou arrendatários de pequenas embarcações.





Fonte: MPA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/402260/visualizar/