Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 02 de Outubro de 2014 às 01:21

    Imprimir


O Tribunal de Contas do Estado (TCE) informou que a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) já definiu qual será a empresa responsável por elaborar laudos técnicos sobre a qualidade de 13 obras de viadutos e trincheiras que estão sendo construídos em Cuiabá e Várzea Grande. O contrato será firmado com a LSE Engenharia e será no valor de R$ 2.749.227,69. A expectativa é que os trabalhos durem 90 dias.

De acordo com o que foi informado pelo TCE, o contrato deverá ser assinado nesta quarta-feira (01). O anúncio foi feito pelo relator das contas anuais da Secopa, conselheiro Antonio Joaquim, durante a sessão plenária do TCE-MT, nesta terça-feira. Vale lembrar que a elaboração dos laudos foi uma determinação do Tribunal, após os problemas envolvendo o viaduto da Sefaz – Jamil Boutros Nadaf.

Serão vistoriadas as obras do Complexo Viário do Tijucal, as trincheiras Jurumirim, Verdão, Ciríaco Cândia, Santa rosa e Zero Km, os viadutos do Despraiado, Dom Orlando Chaves, Aeroporto (VLT), Sefaz (VLT), UFMT (VLT) e MT-040 (VLT) e a Ponte Júlio Müller (VLT). Juntas, as obras somam R$ 205.649.392,18, relata o TCE.

Os seguintes serviços serão realizados nas obras: avaliação estrutural das pontes, viadutos e trincheiras, realização de ensaios de esclerometria, determinação de características de resistência e rigidez do concreto, levantamento topográfico, realização de ensaios de sondagens, mobilização para os ensaios dinâmicos, instrumentação do veículo padrão (com capacidade de 45 toneladas), monitoramento das respostas das obras em relação às ações do vento, temperatura e vibrações induzidas por veículos, calibração do modelo numérico com os resultados experimentais, identificação do comportamento estrutural para os diferentes estados de solicitação das estruturas e diagnóstico das obras, com as recomendações para a manutenção.

Ainda foi informado que o custo da contratação será equivalente a 1.34% do valor das obras a serem vistoriadas e que esse custo é inferior ao praticado pelo DNIT, que é de mais ou menos 3%.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/402265/visualizar/