Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Quinta - 02 de Outubro de 2014 às 10:25

    Imprimir


Cinquenta e três policiais civis que participam do curso de formador de docente em investigação de crimes de homicídio e drogas Ilegais, concluem nesta sexta-feira (03.10), a formação que acontece há duas semanas.

A capacitação faz parte de convênio firmado entre Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), para a qualificação de profissionais da segurança.

O curso visa à formação de docentes que irão multiplicar o conhecimento para todas as regionais da Polícia Judiciária Civil do Estado. “Após essa capacitação, a Acadepol pretendemos realizar o que nomeamos como Academia Itinerante, de forma que reciclagens e novas capacitações poderão ocorrer de forma regionalizada”, destacou o delegado de polícia e diretor da Acadepol, Milton Teixeira Filho.

As aulas iniciaram no dia 22 de setembro e seguirão até o dia 03 de outubro, com carga horária total de 80h/aula. Sessenta vagas foram ofertadas, 30 para o curso de investigação de homicídios e 30 para drogas ilícitas, sendo que metade das vagas foram direcionadas as regionais do interior e o restante para as regionais metropolitanas.

As duas turmas contam com a participação de investigadores, escrivães e delegados. Uma foi composta por 30 policiais que estudam técnicas de investigação de homicídio e a segunda, com 23 policiais, para ampliar o conhecimento das investigações de crimes relacionados ao tráfico de entorpecentes.

A ementa curricular incluiu disciplinas comuns às duas turmas e matérias específicas para cada curso. Durante a primeira semana foram ministradas as aulas com os seguintes assuntos em comum: técnicas de entrevista e interrogatório, local de crime, uso diferenciado da força, aspectos legais, técnicos e investigativos dos exames periciais, elaboração de quesitos para a perícia.

Já na segunda semana, os alunos do curso de investigação de homicídios receberam instruções sobre metodologia de ensino, inteligência policial voltada para investigação de homicídios,

com aula prática de investigação preliminar em local de crime. Enquanto os alunos do curso de investigações de drogas ilícitas abordaram temas como técnicas e métodos específicos para investigação de crimes ligados a drogas ilegais, organizações criminosas e o tráfico de drogas, inteligência policial voltada para investigação de crimes ligados a drogas ilegais, metodologia de ensino, drogas: classificação e efeitos, legislação sobre drogas ilegais, dentre outros. O corpo docente foi composto por delegados, peritos e juízes.

A escrivã de polícia lotada na Delegacia de Terra Nova do Norte que participa da turma de drogas ilícitas, Ioanis Camilla da Silva Marques, afirmou que as técnicas demonstradas são bastante diferenciadas e priorizam a qualidade da investigação de forma a garantir a proteção plena dos direitos humanos. “O curso demonstra que um bom trabalho começa no atendimento prestado com qualidade até o relatório final do inquérito policial. Os professores estão bastante afiados, são profissionais de altíssimo nível”, destacou Camilla.

O delegado de polícia Carlos Augusto do Prado Bock, atualmente lotado da Delegacia de Polícia de Rio Branco, afirmou que a capacitação será de grande valia. “Com certeza, o curso irá aprimorar as técnicas utilizadas nas investigações, tive a oportunidade de perceber situações em que eu teria atuado de outra forma após essa capacitação”, elogiou.





Fonte: Assessoria/PJC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/402281/visualizar/