Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 20 de Outubro de 2014 às 17:56

    Imprimir


Os produtores rurais mato-grossenses já podem acessar o módulo on-line do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR). O sistema entrou em módulo on-line na última sexta-feira (17). A utilização do Sicar permite maior agilidade entre a comunicação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e o produtor. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso (Senar-MT) fará palestras de orientações aos produtores.

Os produtores podem acessar o Sicar por meio do site da Sema-MT (www.sema.mt.gov.br). A retirada do recibo com o número de inscrição do Cadastro Ambiental Rural (CAR) é em até 48 horas. Para acessar ao Sicar para emitir o recibo com o número de inscrição do CAR é preciso que o produtor tenha em mãos seu número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

O cadastramento no Sicar teve início no dia 26 de setembro através da versão off-line do sistema. A segunda etapa consistiu na implantação do receptor estadual, ou seja, um banco de dados do Sicar para subsidiar a integração entre a regularização e o licenciamento ambiental das atividades. Já a terceira etapa é a migração dos dados de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Licença Ambiental Única (LAU) da base do Simlam para o Sicar. A última etapa é o envio dos cadastros produzidos no módulo off-line, bem como a retirada do recibo no sistema em até 48 horas após o envio do cadastro efetuado pelo produtor rural, que já está disponibilizada aos produtores.

De acordo com a analista de Meio Ambiente da Federação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Famato), Lucélia Avi, aqueles produtores que estiverem com processos em análise junto a Sema-MT não necessitam efetuar suas inscrições novamente. "Os processos já existentes foram migrados da base estadual para a base federal, tanto os que estão em análise quanto os que já estão com títulos emitidos. Entretanto, os cadastros que foram reprovados não serão migrados, sendo necessária a realização de uma nova inscrição no SICAR".

Entre os dias 20 e 31 de outubro o Senar-MT, em parceria com a Famato e Sindicatos Rurais, fará palestras de orientações para 10 municípios localizados na região de Juína. As palestras serão nos Sindicatos Rurais a partir das 19 horas.

Confira os municípios e os dias das palestras

Nova Monte Verde - 20/out

Apiacas - 21/out

Nova Bandeirantes - 22/out

Cotriguaçu - 23/out

Juruena - 24/out

Aripuanã - 27/out

Castanheira - 28/out

Juína - 29/out

Brasnorte - 30/out

Juara - 31/out





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/403151/visualizar/