Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 21 de Outubro de 2014 às 22:19

    Imprimir


Alto Boa Vista (a 1.060 km de Cuiabá) foi responsável por dar ao candidato à Presidência, Aécio Neves (PSDB), a maior porcentagem de votos válidos do país no primeiro turno. O tucano recebeu 82,56%, o que representa 1.766 eleitores do primeiro turno. Dilma Rousseff (PT) obteve 14,17%, representando 303 pessoas e Marina Silva (PSB) 1,92%, 41 eleitores. O levantamento foi feito pelo site G1.

A rejeição da petista na região é justificável em decorrência da desintrusão que ocorreu em dezembro de 2012. Na ocasião, o cumprimento da decisão judicial determinou a retirada de cerca de sete mil produtores rurais habitantes na gleba Suiá Missu, transformada na terra indígena Xavante Marãiwatsédé. Dessa forma, tendência é que no segundo turno Aécio amplie ainda mais os votos, pois eleitores de Marina Silva (PSB) podem votar no tucano devido a declaração de apoio da socialista.

Após a desocupação, muitos produtores rurais alegaram que não tinham para onde ir, além de reclamarem que foram desassistidos pelos governos federal e estadual. Com isso, ruralistas faleceram em decorrência da vida precária que levavam. Em outros casos alcoolismo e depressão têm sido registrados na região.

Esses fatores foram fundamentais para que a vitória de Aécio nas urnas. O principal retrato da revolta com o governo federal é demonstrada pelo então presidente da Aprosul, Florêncio Paulo Borges. Em abril deste ano, em entrevista ao Rdnews, o produtor rural afirma que era eleitor de Dilma, mas que, a partir do momento da desocupação ficou revoltado com a petista.

Dilma

A cidade que mais votou em Dilma no país foi Belágua, no Maranhão, onde teve 92,13%, que corresponde a 3.593 eleitores, Marina 4,46%, 172 votos, e Aécio com 2,08%, 81 votantes.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/403189/visualizar/