Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 23 de Outubro de 2014 às 14:03

    Imprimir


Segundo a pesquisa realizada na primeira quinzena de outubro apenas 31% das empresas têm planos de contratar, um numero 6% mais baixo que em 2013 e também menor do que a média nacional, que é de 53%.

Este ano a contratação de colaboradores temporários para o natal e festas de fim de ano deve ter uma queda. Segundo a pesquisa realizada pelo Centro de Informações Socioeconômicas (Cise) da UNEMAT em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop, A maioria dos empresários não tem pretensão de contratar funcionários temporários para o final do ano. Segundo a pesquisa realizada na primeira quinzena de outubro apenas 31% das empresas têm planos de contratar, um numero 6% mais baixo que em 2013 e também menor do que a média nacional, que é de 53%.

Em contrapartida a expectativa para o volume de vendas é positiva. Dos empresários entrevistados a maioria, 56%, espera aumento nas vendas, 26% acha que o movimento será igual ao do ano passado e apenas 18% acredita em redução.

De acordo com o economista Udilmar Carlos Zabot as eleições, que acontecerão neste domingo (26), causam apreensão no comércio. “A princípio o empresário está reticente. Ele espera pelo desfecho das eleições para tomar alguma decisão. Não significa que ele vá ou não contratar, mas mostra que ele está esperando”.

Além da incerteza política os números baixos de vendas ao longo do ano fazem com que o lojista aposte suas fichas no natal. “Tradicionalmente o natal é a melhor época do ano em matéria de vendas e é também a ultima chance do lojista recuperar os investimentos feitos e fechar o ano no azul”, explica o presidente da CDL Afonso Teschima Junior que completa, “Assim o lojista não faz planos de contratar porque quer primeiro sentir o mercado, caso o consumidor responda positivamente a contratação se efetua, se não ele se adequa com os colaboradores que tem”.





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/403296/visualizar/