Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 25 de Outubro de 2014 às 02:32

    Imprimir


O juiz da 58ª Zona Eleitoral, Otávio Vinícius Affi Peixoto, classifica como “desonestidade intelectual” a pressão feita pelo DEM para que sejam quebrados os sigilos fiscal e bancário do prefeito de Várzea Grande Walace Guimarães (PMDB), do seu vice Wiltinho Coelho (PR) e de aliados políticos. Em despacho publicado, na quinta (23), o magistrado reforça que não tem se negado a cumprir determinação processual do TRE e reclama da existência de “ameaças veladas contra este juízo”.

Para sustentar o argumento, pondera que o próprio Ministério Público Eleitoral solicitou a mesma providência ao opinar sobre o requerimento. “Restou exposto na decisão PP.3130/3134 que este juízo aguarda a consolidação dos resultados dos recursos aviados no TRE, para o deslinde do mérito, leia-se, julgamento final por sentença, incluída ou não nas provas a ampliação de quebra de sigilo, existindo decisão intermediária de que o juízo optou pela conclusão da instrução e sentença”.

Em outro momento, o magistrado pontua que o DEM, no “afã de emplacar o acelerado cumprimento da diligência”, pressiona o juízo. E questiona se isso se dá porque se aproxima a conclusão do primeiro biênio do mandato de Walace. Ocorre que caso o peemedebista seja condenado e cassado, a segunda colocada Lucimar Campos (DEM), esposa do senador Jayme Campos (DEM), assume. Se a punição ocorrer, por exemplo, em 2015 será necessária uma eleição indireta para preencher o posto. “Talvez pelo aproximar do biênio do mandato dos requeridos, se esqueceu de comprovar o trânsito em julgado da cautelar, o que o próprio Ministério Público, fiscal do processo, solicitou como essencial”.

Caso

A ação judicial, movida pelo DEM, questiona suposto “caixa dois”, além de abuso de poder econômico e político na campanha do peemedebista. De todo modo, o juiz-membro do TRE e relator do processo, Lídio Modesto, determinou a expedição de ofício a Otávio, no último dia 17, informando acerca do trânsito em julgado do acórdão nº 24.447, a fim de que fosse dado cumprimento ao que foi decidido do documento.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/403391/visualizar/