Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 25 de Outubro de 2014 às 22:56

    Imprimir


O deputado federal reeleito Nilson Leitão (PSDB), atualmente o principal expoente tucano em Mato Grosso, aguarda o final do segundo turno das eleições presidenciais com ansiedade pela vitória de seu candidato, Aécio Neves. Leitão coordenou a campanha do presidenciável no Estado, inclusive com vitória sobre Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno.

Mas eleger Aécio presidente não é a única motivação que move o deputado federal mais votado em Mato Grosso. Segundo fontes ligadas ao tucano, ele almeja ocupar um ministério no futuro governo, caso o PSDB saia vitorioso neste domingo. “Mas ele não vai falar disso abertamente”, pontuou uma das fontes.

Conforme partidários ligados ao deputado, a vitória de Aécio sobre Dilma em Mato Grosso no primeiro turno, com ‘placar’ de 44% a 39%, dá ‘moral’ a Leitão para pleitear a chefia de um ministério, caso o resultado das urnas no final da noite de domingo aponte eleição do ex-governador de Minas Gerais.

“Mas logicamente que, uma nova vitória aqui no Estado nesse segundo turno, e com um porcentual maior, dará mais musculatura política para Nilson ser nomeado ministro. Será algo natural [uma nomeação] caso o Aécio seja eleito”, analisou outra fonte.

Outra possibilidade que poderá fortalecer o nome de Nilson Leitão, caso Aécio vença Dilma, seria ele liderar a bancada aliada na Câmara dos Deputados. Se eleito presidente, o tucano terá minoria dos deputados naquele Poder Legislativo e precisará de um bom articulista para fazer tramitar textos e ter aprovação de leis. As duas fontes ouvidas acreditam que Nilson tem esse perfil.

A análise das fontes é que uma vitória de Aécio Neves daria a Nilson Leitão, seja em um ministério ou liderando bancada, a possibilidade de ele já ir ‘lapidando’ seu projeto para 2018, de se mudar da Câmara dos Deputados para o Senado Federal. “Em qualquer uma das duas funções, o nome dele estará em evidência, marcando posição para disputar uma das duas vagas de senador daqui a quatro anos”, diz um tucano.

“Mas mesmo se Aécio não vencer, creio que o nome de Nilson vai se consolidar para o Senado na próxima eleição, pois foi o deputado federal mais votado no último pleito e teve votos em praticamente todo o Estado”, completou. 





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/403441/visualizar/